
E aí, chegou a hora da verdade! A CONMEBOL acabou de soltar a lista dos juízes que vão pegar no apito nos jogos mais importantes da temporada. Quartas de final da volta - aquele momento que define quem avança e quem chora no vestiário.
Na Libertadores, olha só quem vai comandar o clássico entre Flamengo e Bolívar: o argentino Facundo Tello. Sim, o mesmo que já apitou vários jogos importantes por aqui. Ele não vai estar sozinho - vai contar com a ajuda de seus compatriotas Facundo Rodríguez e Gabriel Chade no VAR. Uma verdadeira equipe portenha cuidando do Maracanã.
Palmeiras x Atlético-MG tem surpresa
Já no duelo brasileiríssimo entre Palmeiras e Galo, a CONMEBOL surpreendeu. Escalou o paraguaio Eber Aquino para o jogo no Mineirão. Aquino é daqueles árbitros experientes, já apitou de tudo quanto é jogo importante por essas bandas. E olha que interessante: o VAR vai ficar por conta do colombiano Nicolás Gallo.
Mas calma que tem mais! São Paulo e Botafogo também terão atenção especial. O chileno Piero Maza vai comandar o jogo no Morumbi, enquanto o venezuelano Alexis Herrera cuida do VAR. Parece que a CONMEBOL quis realmente misturar as nacionalidades nessas partidas decisivas.
E na Sul-Americana?
Ah, a segunda competição mais importante da América do Sul também tem seus jogos grandiosos. Fortaleza e LDU terão o uruguaio Christian Ferreyra no comando. Já Corinthians e Racing ficam com o colombiano Wilmar Roldán - esse sim, um nome bem conhecido dos brasileiros.
O que me chamou atenção foi a distribuição geográfica dos árbitros. Argentinos, paraguaios, chilenos, colombianos, uruguaios... parece que a CONMEBOL quis espalhar as responsabilidades por todo o continente. Será que é estratégia ou apenas coincidência?
Uma coisa é certa: com tantos jogos decisivos acontecendo quase ao mesmo tempo, a pressão sobre esses árbitros vai ser enorme. Cada apitada, cada decisão do VAR pode mudar completamente o rumo das competições. E olha, não vai ter margem para erro - os times estão com tudo em campo!
O que você acha dessas escalações? Algum nome te surpreendeu? Bom, agora é torcer para que a arbitragem seja apenas coadjuvante e o espetáculo fique por conta dos jogadores. Até porque, no final das contas, é isso que todo mundo quer ver: futebol de qualidade e muitas emoções!