O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto viveu um domingo dramático em sua estreia pela Fórmula 1 no Autódromo de Interlagos. O jovem talento da Sauber se envolveu em um acidente com Lance Stroll, da Aston Martin, que resultou no abandono da corrida diante de seu público.
O incidente que mudou tudo
Logo no início da prova, Bortoleto sofreu uma colisão na curva do Bico de Pato, pouco antes da subida de acesso à reta principal. O contato aconteceu quando o carro do brasileiro atingiu a roda traseira do veículo de Stroll, fazendo com que a Sauber batesse fortemente na proteção do muro.
Imediatamente após o acidente, ainda dentro do carro, Bortoleto não hesitou em apontar a responsabilidade pelo ocorrido: "Stroll me empurrou para fora [da pista]. Ele só virou como se eu não estivesse lá", declarou o piloto, visivelmente abalado pela situação.
Frustração e emoção à flor da pele
Ao deixar a pista no carro da organização, Bortoleto não conseguiu disfarçar a decepção. Em entrevista, desabafou sobre a dificuldade de viver esse momento diante de sua torcida: "É difícil, porque é em casa, na frente do meu país, na frente da minha família".
O piloto foi ainda mais enfático ao classificar o ocorrido: "Com certeza, é o pior dia da minha vida, sendo bem sincero. A gente sempre quer representar nosso país, mas faz parte do aprendizado. Vou continuar trabalhando e, se Deus quiser, da próxima vez vai ser melhor".
Tentativa de equilíbrio após a revolta inicial
Em um segundo momento, Bortoleto tentou suavizar suas declarações e adotou um tom mais conciliador: "Não vou vir aqui e apontar o dedo para ele, para mim, seja lá o que for. Eu tinha ultrapassado o Colapinto, estive lado a lado com o Stroll, ele estava com o composto duro, tinha menos tração", explicou, tentando analisar tecnicamente o ocorrido.
Este foi o segundo acidente de Bortoleto no fim de semana. No sábado (8), ele já havia perdido o controle e batido forte na última volta da sprint, no final da reta principal. Apesar de sair ileso daquele incidente, o carro ficou muito danificado.
A Sauber não conseguiu realizar os reparos necessários para que o brasileiro participasse da sessão de classificação. Por esse motivo, a equipe optou por fazer Bortoleto largar dos boxes na corrida principal.
Contexto da prova e outros resultados
Enquanto Bortoleto vivia sua frustração, Lando Norris celebrava a vitória no GP de São Paulo neste domingo (9). O piloto da McLaren ampliou sua vantagem na liderança do campeonato.
O pódio foi completado por Kimi Antonelli, da Mercedes, em segundo lugar, e Max Verstappen, da Red Bull, em terceiro. A prova também marcou mais um capítulo difícil na temporada de Lewis Hamilton pela Ferrari.
O heptacampeão mundial enfrenta sua pior fase na Fórmula 1 desde que chegou à escuderia italiana. Sem subir ao pódio em 2025, o britânico continua tentando se adaptar à nova equipe e busca reencontrar o desempenho que o consagrou como um dos maiores pilotos da história.