Exposição no Pará revela detalhes das fantasias campeãs do Rainha das Rainhas 2026
Exposição mostra fantasias campeãs do Rainha das Rainhas 2026

Uma exposição especial no shopping Bosque Grão Pará, localizado em Belém, está permitindo que o público admire de perto a "realeza do carnaval paraense". A mostra apresenta quatro das cinco fantasias campeãs do prestigiado concurso Rainha das Rainhas 2026, revelando os minuciosos detalhes e o trabalho artesanal que consagraram essas criações.

Um mergulho na tradição e na sofisticação

A iniciativa vai além de uma simples exibição; ela valoriza profundamente a arte, a tradição, a sofisticação, a criatividade e o alto nível técnico que caracterizam este que é um dos concursos mais emblemáticos do carnaval do estado. Realizado ininterruptamente desde 1947, o Rainha das Rainhas foi declarado Patrimônio Cultural e Artístico de Natureza Imaterial do Pará em 2024, consolidando sua importância histórica e cultural.

O maior evento de beleza e fantasia do Norte e Nordeste

Reconhecido como um dos maiores eventos de beleza e fantasia de todo o Brasil, e o maior especificamente nas regiões Norte e Nordeste do país, segundo a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), o concurso atrai olhares de todo o território nacional. A exposição atual oferece uma rara oportunidade de observação, permitindo que os visitantes apreciem nuances e elementos que, durante o desfile televisivo pela TV Liberal, podem passar despercebidos.

As campeãs e suas fantasias em destaque

Na 78ª edição do concurso, realizada este ano, a grande vencedora foi Layane Santos, representante do Guará Acqua Park. Sua fantasia magistralmente concebida trouxe para o palco a rica iconografia da cerâmica marajoara, com a rainha se "transformando" simbolicamente no búfalo carabao, animal típico e representativo da região do Marajó.

Além dela, outras soberanas foram coroadas:

  • Carlen Baia, do Clube de Engenharia, como 1ª princesa;
  • Ronara Furtado, do Pará Clube, como 2ª princesa;
  • Tharsila Barros, do COCB, como 3ª princesa;
  • Eduarda Barra, do Clube do Remo, como 4ª princesa.

As criações de Layane Santos, Carlen Baia, Tharsila Barros e Eduarda Barra são as que compõem a exposição, representando meses de dedicação e talento de estilistas e artesãos.

Visite a exposição

A mostra está instalada no andar superior do shopping Bosque Grão Pará e permanecerá aberta ao público até o dia 1º de março. É uma chance imperdível para celebrar a cultura local, entender a magnitude deste patrimônio imaterial e se encantar com a arte que define o carnaval paraense.