Brasil arrasa no Pan-Americano Júnior 2025: recorde de medalhas e liderança absoluta!
Brasil lidera quadro de medalhas no Pan-Júnior 2025

Que começo de competição, hein? O Brasil simplesmente arrasou nos primeiros dias do Pan-Americano Júnior 2025, deixando todo mundo pra trás no quadro de medalhas. E olha que a gente nem chegou na metade do evento ainda!

Não é exagero dizer que os jovens atletas tupiniquins estão dando um show de garra e talento. Até agora, já somamos 32 medalhas — sendo 12 de ouro, 10 de prata e 10 de bronze. Um número que, convenhamos, deixou até os favoritos tradicionais com a pulga atrás da orelha.

Ouro por todo lado

Dá pra acreditar? Em apenas três dias de competição, o Brasil já superou sua marca total do último Pan-Júnior. E o melhor: com direito a performances históricas em várias modalidades.

  • Na natação, Maria Eduarda quebrou o recorde sul-americano nos 200m borboleta
  • No atletismo, João Pedro surpreendeu nos 400m com barreiras
  • E a ginástica artística? Nem se fala — três ouros só nessa modalidade!

"A gente treinou pra caramba, mas nunca imaginei que íamos começar tão forte", confessou a nadadora Ana Beatriz, ainda ofegante depois da prova dos 100m livre. "É emocionante ver a bandeira do Brasil subir tanto no pódio."

Países rivais correm atrás

Enquanto isso, os tradicionais favoritos — EUA, Canadá e México — estão comendo poeira na classificação geral. Os americanos, que normalmente dominam esses eventos, estão em segundo lugar com 8 ouros a menos que o Brasil.

"É uma virada de jogo e tanto", analisou o técnico de atletismo Carlos Mendes. "Mas o campeonato ainda tem muito chão. Precisamos manter os pés no chão e focar nas próximas provas."

E você, já marcou na agenda para acompanhar os próximos dias de competição? Porque se continuar nesse ritmo, o Brasil pode fazer história — e como!