Operação policial prende casal e apreende drogas em Santarém
Polícia prende casal e apreende drogas em Santarém

A Polícia Militar realizou uma operação significativa na noite de quarta-feira (26) no bairro Nova República, em Santarém, oeste do Pará, resultando na prisão de um casal e na apreensão de drogas e outros materiais relacionados ao tráfico de entorpecentes.

Denúncia leva à ação policial

De acordo com informações da PM, a operação foi desencadeada após denúncias de moradores sobre atividades suspeitas em uma residência localizada na travessa 21, esquina com a rua Jader Barbalho. Segundo as informações recebidas, o local era utilizado regularmente para o comércio de drogas, atraindo diversos usuários durante a noite.

Por volta das 22h, os policiais se aproximaram da residência alvo e observaram três indivíduos na frente da casa, incluindo um homem identificado como "Kitalo", que se encontra evadido do sistema penal. Ao perceberem a aproximação da viatura, os suspeitos correram para dentro da residência.

Tentativa de fuga e apreensões

Durante a ação, o 2° Tenente PM Alciomar testemunhou Kitalo abandonando um saco plástico na sala antes de fugir para o quintal com outros dois jovens. O suspeito principal conseguiu escapar pulando o muro, mas deixou para trás evidências importantes.

No saco plástico abandonado, os policiais encontraram 44 saquinhos do tipo zip lock contendo maconha. Um dos outros suspeitos foi alcançado pela polícia e reagiu, investindo contra o Cabo Santos. O policial respondeu com um tiro de elastômero, atingindo o tórax do indivíduo.

Situação familiar e prisões

Dentro da residência, os policiais encontraram uma mulher acompanhada de três crianças, que ela afirmou serem seus filhos. A mulher, que se encontra em situação de monitoramento eletrônico através de tornozeleira, declarou ser esposa de Kitalo e confirmou que ele era o responsável pela venda de entorpecentes no local.

Com o suspeito que foi atingido pelo tiro de elastômero, a polícia encontrou mais um saquinho zip lock com maconha. O indivíduo admitiu ser usuário de drogas e confirmou residir na casa que era alvo das denúncias.

O balanço final da operação registrou a apreensão de 45 saquinhos de maconha (totalizando aproximadamente 90 gramas), R$ 250 em espécie e 6 celulares. Todo o material apreendido e os dois suspeitos detidos foram encaminhados para a 16ª Seccional Urbana de Santarém para os procedimentos legais cabíveis.