Uma grande operação de segurança realizada no Ceará entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2024 resultou na captura de 246 pessoas suspeitas de envolvimento em crimes violentos e participação em organizações criminosas. O balanço foi divulgado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Resultados da Operação Integração Saturação Total
A operação, batizada de Integração Saturação Total, tinha como objetivo principal combater a atuação de grupos criminosos em todo o estado. Além das prisões, as forças de segurança apreenderam 58 armas e 9,79kg de entorpecentes durante os quatro dias de ação.
De acordo com Harley Filho, titular da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), entre os quase 250 presos estavam homicidas e integrantes de organizações criminosas. As capturas ocorreram não apenas em Fortaleza, mas também em pontos estratégicos da Região Metropolitana e do interior do estado.
Distribuição das prisões por região
Os números detalhados revelam a abrangência da operação:
- 219 prisões foram realizadas por meio de autos de prisão e apreensão em flagrante
- 58 suspeitos capturados em Fortaleza
- 44 pessoas presas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)
- 45 suspeitos capturados na Região Norte do estado
- 72 indivíduos presos na Região Sul do Ceará
Além disso, as diligências conjuntas da Polícia Civil e da Polícia Militar resultaram na captura de 27 suspeitos que estavam com mandados de prisão em aberto.
Crimes investigados e canal de denúncias
Os alvos capturados são investigados por diversos crimes graves, incluindo homicídio doloso, estupro de vulnerável, tráfico ilícito de drogas, roubo, furto, organização criminosa e violência doméstica.
O delegado Harley Filho destacou que "Esses números refletem a motivação dos profissionais envolvidos e o investimento do Estado, por meio do aporte de horas extras, o que tem possibilitado a ampliação do efetivo policial nas ruas e o fortalecimento do enfrentamento à criminalidade".
A população pode contribuir com as investigações repassando informações através do Disque-Denúncia 181 ou para o telefone (85) 3101-0181.