Inocentes de Belford Roxo acusa Liga-RJ de 'quadrilha' após rebaixamento no carnaval
Escola de samba faz BO e pede CPI após cair para Série Prata

Escola de samba de Belford Roxo entra na justiça após rebaixamento no carnaval carioca

A Inocentes de Belford Roxo, tradicional agremiação da Baixada Fluminense, não aceitou o veredicto da Série Ouro do carnaval do Rio de Janeiro. A escola, que conta com forte apoio político do União Brasil, ficou em penúltimo lugar no grupo de acesso e será rebaixada para a Série Prata na próxima temporada.

Queixa formal na delegacia especializada em crime organizado

Nesta sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026, o presidente de honra da Inocentes, Reginaldo Gomes, compareceu pessoalmente à Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) para registrar um boletim de ocorrência contra a Liga-RJ, entidade responsável pela organização dos desfiles da Série Ouro.

"Estamos buscando que o carnaval carioca tenha transparência, lisura, que sejam apurados todos esses acontecimentos que a gente vem vivendo a cada ano, a cada dia, a cada novo carnaval carioca", declarou Gomes em vídeo gravado na porta da delegacia.

Acusações graves e pedido de investigação parlamentar

Além da queixa policial, a direção da escola defende a abertura de Comissões Parlamentares de Inquérito tanto na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) quanto na Câmara Municipal de Belford Roxo. As acusações são graves:

  • Falta de transparência nos processos do carnaval
  • Má administração da Série Ouro
  • Conduta da Liga-RJ classificada como "quadrilha"

"Este documento que a gente fez aqui é um documento prático e que nós vamos levar à Assembleia Legislativa, vamos anunciar uma CPI na Assembleia Legislativa, para se investigar esse grupo", afirmou o presidente, segurando o boletim de ocorrência.

Envolvimento político de alto nível

A Inocentes de Belford Roxo desfilou com o enredo "O Sonho de Um Pagode Russo Nos Frevos do Meu Pernambuco", uma homenagem ao estado nordestino de Antonio Rueda, presidente nacional do União Brasil e provável candidato a deputado federal pelo Rio. A escola conta ainda com o apoio direto do prefeito Márcio Canella, do mesmo partido, que participou ativamente da preparação do desfile.

"A Inocentes leva o nome de Belford Roxo para todo o país, fazendo uma divulgação da cidade. Estou confiante e vamos lutar por esse título", declarou Canella durante sua passagem pelo Sambódromo.

Contraste com a campeã da Série Ouro

Enquanto a Inocentes enfrenta o rebaixamento, a grande campeã da Série Ouro foi a União de Maricá, que tem como patrono o prefeito Washington Quaquá, vice-presidente nacional do PT. A escola maricaense garantiu vaga no Grupo Especial para o próximo carnaval, aumentando ainda mais a frustração da agremiação de Belford Roxo.

O presidente da Inocentes foi enfático em suas declarações finais: "A gente quer, na verdade, a transparência, a lisura, a credibilidade daqueles que comandam o carnaval. Então, pode ter certeza, essa quadrilha que comanda o carnaval hoje será investigada. Pedimos providências contra a quadrilha que administra o carnaval do acesso".

A situação coloca em evidência as tensões políticas e administrativas que permeiam o carnaval carioca, especialmente nos grupos de acesso, onde as disputas por posições e recursos são intensas. O caso promete gerar reverberações tanto no meio carnavalesco quanto no cenário político fluminense.