Uma combinação de fenômenos meteorológicos está colocando a região de Piracicaba, no interior de São Paulo, em estado de atenção. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo para tempestades nesta sexta-feira, 2 de janeiro de 2026, devido à chegada da primeira frente fria do ano e à atuação de um corredor de umidade conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Alerta amarelo e laranja para tempestades severas
O Inmet classificou o risco na região com os níveis amarelo (perigo potencial) e laranja (perigo), os segundo e terceiro mais altos em sua escala. A previsão indica a ocorrência de chuvas volumosas em curto espaço de tempo, rajadas de vento que podem variar entre 60 e 100 km/h e a possibilidade de queda de granizo. O volume de precipitação pode alcançar entre 30 e 60 milímetros por hora.
Segundo o órgão, esse cenário traz riscos concretos para a população e infraestrutura, incluindo:
- Corte de energia elétrica
- Queda de árvores
- Danos em plantações
- Alagamentos em áreas urbanas e rurais
Entenda os fenômenos: frente fria e ZCAS
A instabilidade é resultado da interação entre dois sistemas. A primeira frente fria de 2026 avança pelo estado, provocando queda nas temperaturas. Simultaneamente, forma-se um episódio de ZCAS, um corredor de umidade que transporta vapor d'água da Amazônia para as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
O Inmet explica que o escoamento dos ventos em baixos níveis, carregando essa umidade, associado à alta disponibilidade de umidade em médios níveis da atmosfera, favorece a formação de áreas de instabilidade muito intensas. Esse sistema não afeta apenas São Paulo, mas também outras áreas do Sudeste, Goiás, Distrito Federal e oeste da Bahia.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta que a frente fria deve permanecer atuante até este domingo, 4 de janeiro, mantendo o tempo instável na região com riscos de tempestades acompanhadas por raios, ventos fortes e granizo.
Orientações de segurança para a população
Diante dos alertas, a Defesa Civil estadual orienta a população a redobrar os cuidados. As principais recomendações são:
- Evitar transitar ou estacionar veículos em locais alagados.
- Não estacionar próximo a árvores ou construções em obra.
- Ter cautela ao circular em calçadas com árvores de médio e grande porte.
- Ficar atento a possíveis quedas de postes e fiação elétrica energizada.
Para receber alertas meteorológicos direto no celular, é possível cadastrar o CEP da residência enviando um SMS para o número 40199. Em caso de emergência, os canais oficiais de atendimento são o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199).
Previsão do tempo para os próximos dias em Piracicaba
O tempo instável deve influenciar as temperaturas locais nos próximos dias:
Sexta-feira (02/01): Mínima de 21°C e máxima de 31°C. Muitas nuvens com pancadas de chuva.
Sábado (03/01): Mínima de 22°C e máxima de 31°C.
Domingo (04/01): Queda mais acentuada, com mínima de 18°C e máxima de 28°C.
Segunda-feira (05/01): Temperaturas entre 18°C e 27°C.
A região da Grande Campinas também está sob efeito dessas condições. A capital paulista, por exemplo, já registrou 37 milímetros de chuva acumulados entre a noite de quinta-feira (1º) e a manhã desta sexta-feira (2), segundo dados da Metrópole.