Temporal em SP: 61 quedas de árvores e ventos de 79 km/h em Congonhas
Temporal em SP causa 61 quedas de árvores na madrugada

Uma intensa tempestade atingiu a cidade de São Paulo durante a madrugada deste sábado (8), provocando ventos fortes, quedas de árvores e diversos transtornos urbanos em várias regiões da capital paulista.

Impacto imediato do temporal

O temporal se intensificou entre as 02h10 e 03h30, colocando todas as regiões da capital em estado de atenção para alagamentos. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, nenhum problema mais grave foi registrado na cidade durante esse período crítico.

Os ventos mais intensos foram registrados na região do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, onde atingiram a marca impressionante de 79,6 km/h às 02h58. Outras rajadas significativas foram medidas em várias estações meteorológicas da cidade, incluindo 54,8 km/h em M'Boi Mirim e 53,7 km/h novamente em Congonhas.

Danos e ocorrências registradas

O Corpo de Bombeiros recebeu um total de 61 chamadas para quedas de árvores e cinco para desabamentos de menor proporção na capital e Região Metropolitana, contabilizadas entre a meia-noite e as 11h12 deste sábado.

Os bairros mais afetados pelas quedas de árvores foram:

  • Mandaqui
  • Saúde
  • Tucuruvi
  • Jardim Ângela
  • Campo Belo
  • Jabaquara
  • Santo Amaro

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou na manhã de sábado 12 semáforos apagados - três devido à falta de energia e nove por falhas técnicas - além de outros três funcionando em amarelo intermitente.

Ocorrência mais grave em Santo Amaro

O incidente mais sério ocorreu no bairro de Santo Amaro, na rua Carlos Augusto de Campos. Uma árvore de grande porte caiu sobre um carro de passeio e atingiu a fiação elétrica, causando um curto-circuito que resultou em faíscas e chamas nos fios elétricos.

O acidente deixou moradores da área sem energia elétrica, e a Enel estimou que os reparos poderiam se estender até as 20h deste sábado. Durante o pico da tempestade, por volta das 3h da manhã, aproximadamente 96 mil imóveis ficaram sem energia na área de concessão da Enel na Região Metropolitana.

Às 12h38, esse número havia caído para 65 mil unidades ainda sem energia, mostrando o progresso nos trabalhos de restauração.

A Defesa Civil Municipal foi acionada para apenas três atendimentos relacionados à queda de árvores - dois na Zona Sul e um na Zona Norte - registrados entre as 18h de sexta-feira (7) e as 6h deste sábado (8).