Mulher sofre queimaduras graves em acidente com réchaud durante festa de Carnaval em Mogi das Cruzes
Mulher queimada em festa de Carnaval em Mogi das Cruzes

Mulher sofre queimaduras graves em acidente durante festa de Carnaval em Mogi das Cruzes

Uma trabalhadora freelance sofreu queimaduras graves em um acidente ocorrido durante uma festa de Carnaval em Mogi das Cruzes, na região do Alto Tietê. Jennifer Rodrigues Monteiro, de 30 anos, teve o corpo queimado enquanto trabalhava para um buffet em um evento no Clube de Campo da cidade.

Detalhes do acidente

O incidente aconteceu na noite de sexta-feira, 13 de janeiro, durante o evento "Abre Alas" realizado no Salão Social "Wilson Cury". Segundo relatos, um réchaud - equipamento utilizado para manter alimentos aquecidos - pegou fogo no momento da reposição de combustível.

Testemunhas relatam que a funcionária jogou álcool no equipamento, o que causou uma combustão inesperada. "Pegou fogo, ela se incendiou e começou a correr atrás de mim. Eu saí correndo e graças a Deus não me acidentei, mas ela ficou bem mal", contou uma pessoa que estava no local.

Atendimento médico e transferência

A vítima foi socorrida imediatamente e levada para a Santa Casa de Mogi das Cruzes, onde recebeu atendimento de urgência segundo protocolos padrão para queimados. Após procedimentos de desbridamento de feridas realizados no domingo, 15 de janeiro, Jennifer foi transferida para a UTI da unidade.

Diante dos apelos da família por tratamento especializado, a paciente foi transferida na manhã de terça-feira, 17 de janeiro, para a Santa Casa de São José dos Campos, hospital de referência para queimados no estado de São Paulo. A transferência foi determinada pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp).

Perfil da vítima

Jennifer Rodrigues Monteiro é mãe de cinco filhos - três meninos de 12, 11 e 8 anos, e duas meninas de 6 e 4 anos. Ela mora com as crianças e um irmão mais novo em Mogi das Cruzes.

Segundo sua tia, Adriana Rodrigues, Jennifer conciliava a rotina de dona de casa com "bicos" para sustentar a família. "A rotina dela era de dona de casa e, quando aparecia uma oportunidade de fazer um bico, ela ia. As crianças têm horários distintos de escola, então, ela precisava conciliar", explicou Adriana.

Esta foi a primeira vez que Jennifer trabalhou para o buffet em questão. Anteriormente, ela já havia trabalhado como ajudante de cozinha, faxineira e em outro buffet. A tia revelou que um dos maiores sonhos da sobrinha é oferecer uma vida mais confortável para os filhos.

Posicionamento das instituições envolvidas

A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes emitiu nota informando que a paciente recebeu cuidados integrais durante todo o período em que permaneceu na unidade. A instituição destacou que concentrou esforços para garantir o melhor tratamento e suporte à paciente.

O Perfil Buffet, empresa para qual Jennifer trabalhava no momento do acidente, afirmou em redes sociais que o incidente foi "pontual" e ocorreu devido a uma "troca indevida de insumos". A empresa disse que três pessoas foram atendidas no local e que a colaboradora segue acompanhada pela equipe responsável.

O Clube de Campo de Mogi das Cruzes (CCMC) também se pronunciou, classificando o ocorrido como "combustão inesperada" que atingiu uma colaboradora do buffet e alguns convidados próximos. A direção-executiva do clube afirmou que todas as medidas de segurança inerentes a eventos são adotadas rigorosamente pela instituição.

O que é um réchaud

Um réchaud é um recipiente utilizado para manter alimentos aquecidos à mesa, muito comum em buffets, eventos e jantares formais. Ele funciona com uma fonte de calor na parte inferior - geralmente uma pequena chama a álcool, gel combustível ou resistência elétrica - que aquece uma cuba metálica onde a comida é colocada.

O equipamento ajuda a conservar a temperatura dos alimentos sem continuar o processo de cozimento, sendo amplamente utilizado em serviços de alimentação para eventos.

O g1 solicitou informações atualizadas sobre o estado de saúde de Jennifer Rodrigues Monteiro e aguarda retorno da unidade hospitalar de São José dos Campos. O pai e o irmão da vítima acompanham sua recuperação no hospital.