O projeto de lei contra as facções criminosas, enviado pelo governo Lula à Câmara dos Deputados, enfrenta um impasse político que será tema central do programa Os Três Poderes da VEJA nesta sexta-feira, 14 de novembro de 2025.
O impasse do PL Antifacções
O contexto do projeto remonta à megaoperação policial no Rio de Janeiro no final de outubro, que gerou grande repercussão na opinião pública e entre políticos. Como resposta, o governo federal encaminhou à Câmara a proposta legislativa para combater organizações criminosas.
O cenário se complicou com a escolha do relator: Guilherme Derrite, indicado por Hugo Motta. Derrite deixou temporariamente a Secretaria de Segurança de São Paulo para assumir a relatoria do texto. Até o momento, o parlamentar já enviou quatro relatórios que desagradaram tanto o governo quanto setores envolvidos na discussão.
Este descontentamento generalizado resultou no adiamento da votação para a próxima terça-feira, 18 de novembro, criando um ambiente de incerteza sobre o futuro da proposta.
Programa de análise política
O programa Os Três Poderes desta sexta-feira contará com a participação especial de Ricardo Cappelli, ex-secretário-executivo do Ministério da Justiça, que trará sua expertise sobre o tema da segurança pública.
A edição terá ainda as análises dos colunistas Marcela Rahal, Ricardo Ferraz e Robson Bonin, que discutirão os principais acontecimentos da semana política brasileira.
Outros temas em debate
Além do PL Antifacções, o programa abordará as pesquisas eleitorais que mostram uma desaceleração na melhora da popularidade do presidente Lula. Os números revelam ainda uma redução na vantagem do mandatário sobre seus possíveis adversários nas eleições de 2026.
Outro ponto importante será a análise da operação da Polícia Federal que prendeu o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e atingiu também um ex-chefe da Previdência do governo Bolsonaro.
O balanço da primeira semana da COP30, a Conferência do Clima da ONU que acontece em Belém, completará a pauta do programa. Os especialistas avaliarão os avanços e obstáculos identificados nos primeiros dias do evento climático global.
O programa Os Três Poderes vai ao ar nesta sexta-feira, 14 de novembro, a partir das 11h, prometendo uma análise abrangente dos principais temas que estão moldando o cenário político e social brasileiro.