Casio e Honda lançam relógio especial pelos 60 anos da primeira vitória na F1
Relógio celebra 60 anos da primeira vitória da Honda na F1

Duas gigantes japonesas, a Casio e a Honda, uniram forças para criar um relógio especial que marca uma data histórica no automobilismo. A linha Edifice, da Casio, acaba de ganhar um modelo comemorativo pelos 60 anos da primeira vitória da Honda na Fórmula 1.

Uma homenagem ao triunfo histórico de 1965

A conquista que inspirou a peça ocorreu em 1965, no Grande Prêmio do México. Na ocasião, o piloto americano Richie Ginther subiu ao lugar mais alto do pódio ao comando do Honda RA272, equipado com um motor japonês. Essa vitória pioneira entrou para a história da escuderia.

O material promocional do lançamento destaca que a Honda construiu um legado de triunfos na categoria, considerada o ápice do automobilismo. O relógio foi desenvolvido para carregar a mensagem daquela vitória inaugural, após extensas pesquisas e entrevistas para recriar fielmente cores e detalhes do carro original.

Detalhes que contam a história

Cada elemento do relógio foi pensado para fazer uma ligação direta com a conquista de seis décadas atrás. A cor Championship White, que pintava a carroceria do RA272, foi aplicada no anel (bezel) do modelo.

O número "60", em alusão ao aniversário, foi gravado em tons dourados na marca dos 60 minutos. Na faixa metálica dourada, estão inscritos a famosa mensagem "Veni, Vidi, Vici" (Vim, vi, venci), enviada da pista para a sede após a vitória, junto com o número do carro, 11.

A pulseira do relógio traz gravados os detalhes do motor que impulsionou a vitória: um V12 1,5L de 230 cv. Um dos elementos mais criativos é a reinterpretação do tacômetro original do carro, que foi transformado em um cronômetro na posição das 9 horas. A parte de trás do case (caseback) possui detalhes gravados a laser sobre a data comemorativa.

Parceria de sucesso entre marcas japonesas

Esta não é a primeira colaboração entre a Casio e a Honda para criar edições especiais de relógios. Outros modelos da linha Edifice já chegaram ao mercado, incluindo versões inspiradas nos carros esportivos Type R e uma edição limitada inspirada na Honda Racing Corporation (HRC), subsidiária de automobilismo da marca, que inclusive foi lançada no Brasil.

A Honda também tem histórico de parcerias com outras fabricantes de relógios do Japão. Com a Seiko, por exemplo, criou versões personalizadas da linha 5 Sports, como o modelo SRPK37, uma homenagem à icônica motocicleta Honda Super Cub. Essa versão está disponível no Brasil por R$ 3.399 e tem produção limitada a 7.500 unidades.

Quanto ao novo relógio Edifice comemorativo dos 60 anos da vitória na F1, ainda não há informações sobre um possível lançamento no mercado brasileiro. Os fãs de relojoaria e de automobilismo ficam na expectativa para saber se a peça exclusiva chegará ao país.