Maternidade de Mogi das Cruzes tem entrega prevista para março, anuncia Tarcísio
Governador prevê entrega da Maternidade de Mogi para março

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou nesta quinta-feira (15) que o prédio da Maternidade Municipal de Mogi das Cruzes deve ser entregue no mês de março deste ano. A declaração foi dada durante sua participação na cerimônia de posse da nova diretoria do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+).

Anúncio oficial e cronograma das obras

A previsão marca um novo prazo para a tão aguardada unidade de saúde. A informação contrasta com a última estimativa fornecida pela Secretaria Estadual de Saúde. Em setembro de 2023, o secretário Eleuses Paiva afirmou que o início dos atendimentos na maternidade estava programado para dezembro de 2025.

Na ocasião, Paiva disse ter se reunido com a prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), para acertar os repasses de recursos necessários para o custeio e a compra dos equipamentos finais. Ele afirmou que os valores para custeio já estavam acertados e que os recursos para equipar o hospital já haviam sido repassados.

Histórico da obra e investimento

As obras da futura maternidade, localizada no distrito de Brás Cubas, tiveram início em novembro de 2019. A construção do edifício foi concluída em abril de 2022, representando um investimento total de R$ 38,8 milhões, financiados integralmente pela Prefeitura Municipal.

Desde a finalização da estrutura, o prédio abriga apenas os serviços do Pró-Mulher e do Banco de Leite Humano. Atualmente, as gestantes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) na região são atendidas na Santa Casa de Mogi das Cruzes.

Novos projetos e anúncios para a região

A agenda do governador Tarcísio de Freitas no Alto Tietê incluiu outros anúncios importantes. Pela manhã, ele vistoriou as obras das alças de acesso do trecho leste do Rodoanel, em Suzano, onde também fez anúncios relacionados a mobilidade urbana e abastecimento para a região.

No período da tarde, o governador visitou Itaquaquecetuba, para ver o local onde serão construídos os novos acessos à rodovia Ayrton Senna. Em seguida, seguiu para Mogi das Cruzes para o evento no Condemat+.

Durante a cerimônia de posse, Tarcísio ainda fez um anúncio adicional para a cidade: a autorização do projeto executivo de um novo Pronto-Socorro. A unidade será construída ao lado do hospital Luzia de Pinho Melo. No entanto, o governador não detalhou um cronograma ou data para concretizar essa autorização.

A expectativa agora é que a confirmação da entrega do prédio em março seja seguida de uma rápida instalação dos equipamentos e da estrutura necessária para, enfim, colocar a maternidade em pleno funcionamento e desafogar o sistema de saúde materno-infantil da região do Alto Tietê.