A confirmação da presença de metanol em bebidas alcoólicas apreendidas em Ribeira do Pombal, no interior da Bahia, acendeu um alerta sanitário e policial no município. O laudo pericial, emitido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), veio após sete pessoas darem entrada no Hospital Geral Santa Tereza com suspeita de intoxicação grave no último fim de semana.
Festa de noivado termina com internações
O incidente que levou às hospitalizações ocorreu durante uma comemoração de noivado no domingo, 28 de abril. Cinco mulheres e dois homens, todos moradores da cidade, apresentaram sintomas intensos após consumirem um coquetel preparado com vodca. As informações apuradas indicam que a bebida teria sido comprada em um depósito local.
De acordo com relatos da família, um rapaz identificado como Vinícius, que não estava na festa, foi a primeira pessoa a passar mal após comprar bebida no mesmo estabelecimento no dia anterior. Reinilson Soares, pai da noiva, contou que sua esposa, Edicleia Andrade de Matos, de 45 anos, acordou se sentindo mal, mas inicialmente atribuiu os sintomas a uma ressaca. A situação se agravou com fortes dores de cabeça, levando à sua hospitalização.
Estado grave e transferência para Salvador
Inicialmente, todos os sete pacientes foram atendidos no hospital municipal. No entanto, devido à gravidade do estado de saúde de dois deles, foi necessária a transferência para a capital. Duas pessoas foram reguladas para o Instituto Couto Maia, unidade de referência em doenças infectocontagiosas localizada em Salvador.
Conforme a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o antídoto específico para intoxicação por metanol foi enviado para o hospital e está disponível para uso, caso seja confirmada a contaminação. A Sesab confirmou que uma das pacientes transferidas é Edicleia, que está intubada e em estado grave, com os rins comprometidos e tendo passado por procedimento de hemodiálise.
Investigação em andamento e alerta à população
As circunstâncias do caso são investigadas por uma força-tarefa que inclui o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-BA), o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox-BA), as vigilâncias sanitárias estadual e municipal, a Polícia Civil e o DPT. Um inquérito foi instaurado para apurar responsabilidades pelo suposto crime de contaminação.
Várias garrafas foram apreendidas no estabelecimento comercial suspeito, que foi lacrado, e encaminhadas para análise no Laboratório Central de Polícia Técnica em Salvador. A Prefeitura de Ribeira do Pombal, por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde, reforçou o alerta para que a população não consuma bebidas destiladas de procedência duvidosa enquanto as investigações não forem concluídas.
Os sintomas da intoxicação por metanol, substância altamente tóxica, incluem náuseas, dores abdominais, visão turva e confusão mental, podendo levar a lesões severas e risco de morte. As autoridades orientam que qualquer pessoa que tenha consumido bebidas suspeitas ou apresente esses sinais procure atendimento médico imediatamente.