O projeto Assembleia em Ação transformou a Praça do Renascença I, na Zona Sudeste de Teresina, em um grande centro de atendimento à população neste sábado (29). A iniciativa da Assembleia Legislativa do Piauí levou mais de 50 serviços gratuitos para moradores que têm dificuldade de acesso a atendimentos centralizados.
Serviços que fazem a diferença no dia a dia
Francisca Andrade, residente do Renascença, aproveitou a oportunidade para acompanhar familiares e também receber orientações. "Vim acompanhar uns parentes e aproveitei para pegar umas mudas e curtir um pouco da ação. É muito importante esse tipo de coisa pra quem não consegue ir muito longe para resolver essas coisas", afirmou a moradora.
Janalir Barbosa, que veio do Bosque Sul especialmente para o evento, destacou a qualidade dos serviços oferecidos. "Aqui você tem muito conhecimento, como eu já participei ali sobre a mama, né? Como você fazer o toque, pra ver se tem nódulos, e também a tirar a pressão arterial, a glicemia. Participei também, que foi muito bom pra mim, com uma ação que faz massagens, muito legal", relatou.
Agilidade e praticidade para a população
Além de buscar atendimentos de saúde, Janalir também aproveitou para vender seus produtos e ressaltou a vantagem de não enfrentar filas grandes. "É agilidade, né? Você vai, por exemplo, no shopping e tem uma fila enorme, e aqui não, você já sai com o documento em mão, curte o evento, participa também. É uma coisa muito boa para a população, em geral", afirmou.
A iniciativa contou com o apoio de mais de 30 parceiros e visa ampliar o acesso da comunidade a direitos básicos, promover inclusão social e aproximar o Poder Legislativo dos moradores. Esta foi a segunda edição do projeto, que já havia passado pelo bairro Mocambinho, na Zona Norte de Teresina.
Diversidade de serviços oferecidos
Os moradores tiveram acesso a uma ampla gama de serviços, incluindo:
- Atendimento do Procon para reclamações contra fornecedores
- Orientação fiscal e tributária para MEIs
- Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional
- Serviços de saúde como aferição de pressão e teste de glicemia
- Orientações sobre violência doméstica e assistência jurídica
- Vacinação para animais de estimação
- Corte de cabelo e design de sobrancelhas
- Atendimento comercial da Águas de Teresina
O Assembleia em Ação deve retornar apenas em 2026, mas a expectativa dos organizadores é percorrer todas as áreas de Teresina, levando serviços essenciais para comunidades que precisam de atendimento descentralizado.