O cenário político capixaba para as eleições de 2026 começou a ser definido oficialmente nesta quinta-feira, 18 de janeiro. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou publicamente seu apoio ao atual vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), para disputar o Palácio Anchieta na próxima eleição estadual.
Anúncio oficial no Palácio Anchieta
A declaração de apoio ocorreu durante um evento realizado na sede do governo estadual, em Vitória. Casagrande justificou a decisão após realizar uma série de consultas a aliados políticos. "Nesses últimos dias, fiz diversas consultas, como a nossa base na Assembleia Legislativa, no Congresso Nacional, aos prefeitos, partidos políticos e algumas lideranças", explicou o governador.
Ele destacou que a conclusão foi unânime entre seus interlocutores. "Chegamos à conclusão que Ricardo Ferraço é o melhor nome para proteger o que está sendo feito no Espírito Santo", afirmou Casagrande, enfatizando o trabalho do vice no atual mandato.
Ferraço como nome da continuidade
A escolha de Ricardo Ferraço não é uma surpresa para os observadores políticos locais. Nos últimos meses, ele vinha sendo tratado como o nome preferencial do governador, principalmente por representar a continuidade do projeto político em execução.
Casagrande reforçou esse aspecto em seu discurso: "Ricardo tem sido um nome que tem ajudado a consolidar as entregas do governo. Ele tem viajado aos municípios, tem ido a Brasília, feito reuniões com os ministérios, trabalhando na representação política".
O governador também mencionou a segurança que o nome de Ferraço traz para a manutenção das políticas atuais. "Ricardo é o nome que dá segurança para continuarmos o trabalho que estamos fazendo. Esse é o nome que vamos apresentar à sociedade para que avalie", completou.
Futuro político de Casagrande
Renato Casagrande está concluindo seu segundo mandato consecutivo como governador, o que o impede, por lei, de concorrer à reeleição. Sobre seus próprios planos para 2026, especificamente sobre a possibilidade de disputar uma vaga no Senado Federal, o governador foi cauteloso.
"Ainda não estou pensando nisso. Minha decisão só deverá ser tomada em março", declarou Casagrande. Ele deixou claro que seu apoio a Ferraço é independente dessa decisão pessoal. "Meu apoio ao Ricardo independe da decisão de disputar o Senado ou não", frisou.
O anúncio formaliza a principal peça do tabuleiro eleitoral capixaba para 2026, colocando Ricardo Ferraço como o herdeiro político do projeto de Casagrande e definindo os primeiros contornos da disputa pelo governo do estado.