Vídeo de Bolsonaro sobre Lula é fake: contexto manipulado
Vídeo de Bolsonaro sobre Lula é fake

Vídeo que viralizou nas redes é desmentido por checagem de fatos

Um vídeo que circula nas redes sociais e alega mostrar a reação do ex-presidente Jair Bolsonaro após a prisão do presidente Lula em 2018 foi verificado e comprovado como falso. O conteúdo, que ganhou força no TikTok, utiliza declarações reais, mas fora de contexto, para criar uma narrativa enganosa.

O que mostra o vídeo fake?

O material foi publicado no TikTok na segunda-feira, 24 de junho, apenas dois dias depois que Bolsonaro foi levado à sede da Polícia Federal em Brasília. A prisão do ex-presidente foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, devido à violação da tornozeleira eletrônica.

O vídeo em questão apresenta uma caixa de texto afirmando: "Reação de Bolsonaro quando Lula foi preso e a reação de Lula quando Bolsonaro foi preso". A publicação faz uma comparação entre duas declarações dos políticos.

Primeiro, exibe Bolsonaro dizendo: "A Papuda lhe espera. Boa estadia lá, valeu? Um forte abraço". Em seguida, mostra Lula comentando: "A primeira coisa é que eu não faço comentários sobre uma decisão da Suprema Corte. [...] Então, a Justiça decidiu, tá decidido, ele vai cumprir com a pena que a Justiça determinou e todo mundo sabe o que ele fez".

Por que o vídeo é falso?

Apesar de as imagens serem reais e não tratarem-se de produção por inteligência artificial, o vídeo de Bolsonaro está completamente fora de contexto. A gravação original foi publicada em 11 de abril de 2017 - um ano antes da prisão de Lula, que ocorreu em 7 de abril de 2018.

Na declaração verdadeira, Bolsonaro se referia especificamente à deputada Maria do Rosário (PT-RS), ironizando a presença do nome dela em relatório do jornal "O Estado de S. Paulo" que listava políticos que seriam investigados na Operação Lava Jato.

Na íntegra, o ex-presidente declarou: "Pô, não de novo, que decepção para a esquerda do Brasil. A petralhada vai chorar a noite toda hoje. Mas tem duas menções maravilhosas aqui: Carlos Zarattini e Maria do Rosário. Mas o que é isso, Maria do Rosário? A Papuda lhe espera. Boa estadia lá, valeu? Um forte abraço".

Já a declaração de Lula é real e não está fora de contexto. O presidente fez o comentário um dia após a prisão de Bolsonaro, afirmando que não iria se aprofundar sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes.

É importante destacar que Lula ficou detido na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba de abril de 2018 a novembro de 2019. Em março de 2021, o ministro Edson Fachin, do STF, anulou todas as condenações do petista relacionadas às investigações da Lava Jato.