Rússia anuncia captura de Pokrovsk e EUA enviam mediador para negociações de paz
Rússia afirma controle de Pokrovsk enquanto EUA tentam mediação

O governo russo anunciou nesta segunda-feira, 1º de dezembro de 2025, a captura da cidade estratégica de Pokrovsk, no leste da Ucrânia, após cerca de um ano de intensos combates na região. A declaração foi feita pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a jornalistas, e rapidamente seguida pela divulgação de imagens que mostram soldados russos no centro da localidade.

Reivindicação russa e reação ucraniana

Dmitry Peskov confirmou que o presidente Vladimir Putin foi informado pessoalmente sobre a tomada da cidade, localizada próxima a Donetsk. O Ministério da Defesa da Rússia publicou um vídeo que, segundo a pasta, mostra militares russos hasteando a bandeira nacional em uma praça no coração de Pokrovsk.

No entanto, a Ucrânia não confirmou a perda total do território. Soldados ucranianos presentes na área relataram à agência Reuters que suas forças ainda mantêm o controle da parte norte de Pokrovsk. O 7º Corpo de Reação Rápida de tropas de assalto ucraniano afirmou ter conduzido ações ofensivas no sul da cidade, região atualmente dominada pelas tropas russas.

Pressão geopolítica e tentativa de mediação americana

A afirmação de controle russo sobre Pokrovsk aumenta significativamente a pressão sobre a Ucrânia em um momento delicado, marcado por negociações para um possível cessar-fogo. Nesta terça-feira, 2 de dezembro, o enviado especial do governo dos Estados Unidos, Steve Witkoff, chegou a Moscou para uma nova rodada de discussões. Witkoff deve se reunir com o presidente Vladimir Putin em mais uma tentativa de destravar as conversas de paz.

O Kremlin também informou, através de seu canal no Telegram, que o chefe do Estado-Maior, Valeri Guerásimov, comunicou a Putin sobre a "libertação" de Pokrovsk, referida pelo nome russo Krasnoarmeysk, e também da cidade de Vovchansk. Em um vídeo, Putin, vestindo uniforme militar, celebrou a conquista, classificando-a como "importante" para o futuro do conflito.

Importância estratégica de Pokrovsk

A batalha por Pokrovsk se estende há meses, com infiltrações russas sendo reportadas desde setembro. A cidade tem um valor tático crucial por ser um entroncamento de várias rodovias e ferrovias que abastecem as últimas posições ucranianas no leste. Sua captura, se consolidada, inviabilizaria o fluxo de suprimentos para as tropas ucranianas em outras frentes orientais.

Especialistas militares alertam que o controle de Pokrovsk abriria para a Rússia a possibilidade de um avanço tanto para o oeste, onde as defesas ucranianas estão mais dispersas, quanto para o norte, em direção às cidades de Kramatorsk e Sloviansk. Isso colocaria o exército ucraniano em risco de cerco. Além disso, a cidade poderia se transformar na principal base de operações russas na região.

Enquanto isso, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que visitou Paris na segunda-feira e seguiu para a Irlanda nesta terça, reconheceu que os confrontos nos arredores de Pokrovsk e Kharkiv seguem extremamente intensos. O Exército Russo também reivindicou a invasão de Vovchansk, vizinha a Kharkiv, alegação que ainda não pôde ser confirmada independentemente.

O ministro da Defesa russo, Andrei Belousov, chamou a captura de Vovchansk de "um passo importante em direção à vitória". Uma análise de dados do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW) indica que, no mês passado, as tropas russas realizaram seu maior avanço territorial na Ucrânia desde novembro de 2024.