Ministro de Israel chama líder do Irã de "Hitler moderno" e afirma: "Ele não pode mais existir"
Israel chama líder do Irã de "Hitler moderno"

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, provocou forte reação internacional ao comparar o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, a Adolf Hitler durante discurso nesta quarta-feira (19).

"Estamos enfrentando um Hitler moderno que vem do Irã", declarou Gallant, acrescentando que "ele não pode mais existir". As declarações foram feitas durante visita a unidades militares na fronteira com o Líbano.

Contexto das tensões

O comentário ocorre em meio ao crescente conflito entre Israel e o grupo Hezbollah, aliado do Irã. Gallant afirmou que o país está preparado para "qualquer cenário" na região.

Analistas apontam que a comparação com o líder nazista reflete a percepção israelense sobre o governo iraniano, que frequentemente faz declarações contra a existência de Israel.

Reações internacionais

Especialistas em relações internacionais alertam que a retórica inflamada pode aumentar as tensões na já instável região do Oriente Médio. Até o momento, o governo iraniano não se manifestou sobre as declarações.

Esta não é a primeira vez que líderes israelenses comparam autoridades iranianas a figuras nazistas, mas a escolha de Hitler como referência é particularmente sensível, dado o histórico do Holocausto.