O cenário político do Rio Grande do Sul para as eleições de 2026 começa a tomar forma com a confirmação de quatro pré-candidatos ao governo do Estado. As definições partidárias ocorreram durante os últimos dias através de convenções e reuniões executivas.
As confirmações recentes
Gabriel Souza (MDB) teve sua pré-candidatura confirmada neste sábado (29) durante o Congresso Estadual do partido, realizado no Clube Farrapos, no bairro Jardim do Salso, em Porto Alegre. O vice-governador do RS formalizou sua disposição de concorrer ao cargo máximo do executivo estadual.
Já Edegar Pretto (PT) teve sua candidatura aprovada na sexta-feira (28) durante reunião da executiva estadual do partido. Neste domingo (30), ocorre a deliberação final durante encontro estadual do PT, marcado para as 8h30 no Hotel Embaixador, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Outros pré-candidatos confirmados
Juliana Brizola (PDT) lançou sua pré-candidatura ainda em 15 de novembro, durante a Convenção Municipal de Porto Alegre. A deputada já vem se preparando há meses para a disputa eleitoral.
Tenente-Coronel Zucco (PL) anunciou sua pré-candidatura na sede do partido em Porto Alegre, durante reunião que reuniu deputados federais e estaduais da legenda. O parlamentar representa a ala mais conservadora do espectro político gaúcho.
Cenário em formação
Com essas quatro confirmações, o Rio Grande do Sul já tem um quadro inicial definido para a sucessão estadual de 2026. As pré-campanhas devem se intensificar nos próximos meses, embora as eleições estejam ainda distantes.
O processo de escolha dos candidatos demonstra a movimentação antecipada dos partidos políticos no estado, que tradicionalmente possui disputas acirradas pelo governo. A diversidade partidária entre os pré-candidatos - PT, MDB, PDT e PL - indica que teremos uma eleição bastante plural no Rio Grande do Sul.