PL Antifacção: Motta busca votação na Câmara apesar de resistências
Motta quer votar PL Antifacção nesta semana

O PL Antifacção pode ser levado à votação nesta terça-feira na Câmara dos Deputados, mesmo enfrentando uma série de resistências entre os parlamentares. Esta é a aposta do presidente da Casa, Hugo Motta, que busca superar as controvérsias que cercam a proposta.

Reunião estratégica define destino do projeto

Consciente do ambiente conturbado em relação aos pareceres apresentados até agora pelo relator Guilherme Derrite, Motta já convocou uma reunião com líderes partidários para coletar o sentimento das bancadas. O encontro acontece nesta terça-feira, 18 de novembro de 2025, e será decisivo para o futuro da matéria.

Aliados do presidente reconhecem que o tema pode ter sua análise adiada para a próxima semana caso as lideranças partidárias indiquem que não há votos suficientes para aprovação. A resistência ao texto vem tanto da base aliada do governo quanto da oposição, criando um cenário desafiador para a votação.

Derrite apresenta novo relatório após ajustes

O relator Guilherme Derrite deve apresentar um novo relatório sobre o PL Antifacção nesta semana. Na última semana, o parlamentar já havia feito uma série de ajustes e apresentado quatro relatórios diferentes, demonstrando a complexidade e sensibilidade do tema.

Até ontem, persistiam indícios de resistência ao texto tanto na base governista quanto entre os partidos de oposição. Algumas legendas do Centrão também defendiam, nos bastidores, que o tema fosse adiado para a semana que vem, argumentando a necessidade de mais tempo para análise.

Estratégia flexível de Motta

Diante das dificuldades, Hugo Motta já admitiu a interlocutores que pode adotar uma estratégia mais flexível. O presidente da Câmara estaria disposto a apenas iniciar o debate da proposição nesta semana e deixar a apreciação final somente para a próxima semana.

Essa abordagem permitiria mais tempo para negociações e ajustes no texto, aumentando as chances de aprovação do projeto em uma data posterior. A movimentação política em torno do PL Antifacção continua sendo acompanhada de perto por todos os setores envolvidos.