Uesb oferece 152 vagas em graduação para trans, PCD, quilombolas e indígenas
Uesb abre 152 vagas em cursos para trans, PCD e mais

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) está com um processo seletivo especial em andamento. As inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2026 já estão abertas e vão oferecer uma oportunidade de ingresso no ensino superior para grupos historicamente sub-representados.

Quem pode se inscrever e quantas vagas há?

O processo é destinado a candidatos de quatro perfis específicos: quilombolas, indígenas, Pessoas com Deficiência (PCD) e pessoas trans, que incluem travestis e transexuais. No total, serão disponibilizadas 152 vagas distribuídas em 38 cursos de graduação diferentes, com início previsto para o primeiro semestre de 2026.

Como funciona a seleção e quais os prazos?

A forma de ingresso será através da nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A universidade aceitará as edições realizadas entre os anos de 2021 e 2025. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, através de um formulário online disponível no site oficial da Uesb.

É fundamental que os candidatos preparem com antecedência todos os documentos exigidos. Eles precisam ser digitalizados por completo, sem cortes nas margens, para serem anexados durante o preenchimento da inscrição.

Resultado e informações complementares

A lista de aprovados será divulgada até o dia 31 de janeiro de 2026. A consulta poderá ser feita tanto no site da Uesb quanto no Diário Oficial do Estado (DOE). A universidade possui campi em três cidades baianas: Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.

Para todos os detalhes sobre os cursos que possuem vagas, o procedimento para interpor recursos e outras regras, os interessados devem consultar o edital completo do processo seletivo, disponível no portal da instituição.