UFMT anuncia novo campus em Lucas do Rio Verde com 4 cursos em 2026
Novo campus da UFMT em Lucas do Rio Verde em 2026

Expansão da UFMT chega a Lucas do Rio Verde em 2026

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ganhará um novo campus no município de Lucas do Rio Verde, localizado a 360 km de Cuiabá. A decisão foi oficializada através de portaria do Ministério da Educação (MEC) publicada na quarta-feira (26), baseando-se no decreto nº 9.235/2017.

Quatro cursos pioneiros

As atividades no novo campus estão previstas para iniciarem em 2026, oferecendo inicialmente quatro cursos de graduação: Letras, Psicologia, Engenharia de Software e Inteligência Artificial. Esta seleção estratégica atende tanto às demandas humanísticas quanto tecnológicas do mercado atual.

Resposta a demanda histórica

De acordo com o MEC, a criação desta unidade representa a concretização de uma demanda histórica da comunidade local. Atualmente, os estudantes da região precisam se deslocar para outros municípios ou até mesmo para outros estados em busca de educação pública superior de qualidade.

O Campus Fora de Sede será instalado provisoriamente na Escola Municipal Olavo Bilac, que foi cedida pela prefeitura municipal. As obras de construção e adequações necessárias ficarão sob responsabilidade do Ministério da Educação.

Celebração municipal

Em suas redes sociais, o prefeito Miguel Vaz (Republicanos) comemorou a conquista para o município. Ele destacou que o novo campus permitirá que os jovens de Lucas do Rio Verde tenham acesso à UFMT sem precisar deixar a cidade, democratizando o acesso ao ensino superior na região.

Com esta nova unidade, a UFMT passará a contar com cinco campi em operação: Cuiabá (sede), Pontal do Araguaia, Sinop, Várzea Grande e Lucas do Rio Verde, consolidando sua presença em diferentes regiões do estado de Mato Grosso.