Vestibular de medicina da Ufac tem inscrições prorrogadas até quarta
Inscrições para medicina da Ufac prorrogadas

As inscrições para o vestibular de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) foram prorrogadas após um problema técnico no sistema. O prazo, que terminaria nesta segunda-feira (10), foi estendido até a próxima quarta-feira (12), às 18h, no horário de Brasília.

Motivo da prorrogação

De acordo com a pró-reitora de Graduação da Ufac, Ednaceli Damasceno, a extensão do prazo ocorreu devido a uma falha na disponibilização do link específico para cadastro de pessoas com deficiência (PCDs). Considerando o princípio de isonomia, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) decidiu prorrogar o período para todos os candidatos.

"Considerando que o link que os candidatos deveriam enviar não foi disponibilizado, a Cebraspe, respeitando o princípio de isonomia, prorrogou o período de inscrição para todos os participantes", explicou a pró-reitora em entrevista.

Números do vestibular

Os dados revelam um interesse significativo pelo curso, porém com baixa conversão em inscrições efetivas:

  • Mais de 6 mil candidatos iniciaram o processo de inscrição
  • Apenas 1.500 estudantes concluíram o pagamento da taxa de R$ 120
  • Muitos não finalizaram o envio da documentação necessária

Com a prorrogação, os candidatos que perderam o prazo inicial terão nova oportunidade para se inscrever e solicitar isenção da taxa de matrícula.

Novo cronograma e provas

As datas das provas permanecem inalteradas. O vestibular ocorrerá em dois domingos consecutivos: 11 e 18 de janeiro de 2026, nas cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no interior do Acre.

Os candidatos também poderão aproveitar o período estendido para enviar documentação necessária para solicitar atendimento especializado durante a aplicação das provas objetivas e da redação.

O novo edital com todas as datas atualizadas já está disponível na página do Cebraspe, responsável pela organização do processo seletivo.