Rio de Janeiro terá ponto facultativo na quarta por jogos do Flamengo e Vasco
Ponto facultativo no Rio por jogos do Flamengo e Vasco

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou uma medida que vai agradar em cheio aos torcedores cariocas. A cidade terá ponto facultativo na próxima quarta-feira, 17 de dezembro de 2025. A decisão foi comunicada pelo chefe do executivo municipal através de suas redes sociais.

Motivo da medida: decisões esportivas importantes

O motivo para a liberação do funcionalismo público é a agenda esportiva decisiva que envolve dois grandes clubes do estado. Na quarta-feira, tanto o Flamengo quanto o Vasco da Gama entram em campo por títulos de expressão nacional e internacional.

O ponto facultativo será válido a partir das 12h (horário de Brasília). Isso permitirá que servidores e população em geral possam acompanhar os compromissos esportivos.

Programação dos jogos e brincadeira entre rivais

O Flamengo será o primeiro a entrar em cena. A equipe rubro-negra enfrenta o Paris Saint-Germain (PSG), da França, às 14h, na decisão do Mundial de Clubes.

Mais tarde, às 21h30, é a vez do Vasco da Gama. O clube cruzmaltino joga a partida de ida da final da Copa do Brasil contra o Corinthians.

Em seu anúncio, o prefeito Eduardo Paes fez uma brincadeira típica do cenário futebolístico carioca. Ele lembrou que é vascaíno declarado, enquanto o governador do estado do Rio, Cláudio Castro, é flamenguista. A medida, portanto, atende a ambas as torcidas em dias de jogos cruciais.

Contexto e repercussão da decisão

Decisões como essa, que alteram o funcionamento da administração pública por conta de eventos esportivos de grande apelo popular, não são inéditas, mas sempre geram grande repercussão. A medida visa acomodar o interesse público e a mobilidade na cidade em um dia de grande movimentação e atenção aos estádios.

A expectativa é que a cidade praticamente pare para acompanhar as partidas, refletindo a paixão nacional pelo futebol e a importância dos clubes cariocas no cenário esportivo.