
O alistamento militar no Brasil para o ano de 2025 já superou a marca de um milhão de inscritos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Defesa. Desse total, cerca de 34 mil são mulheres, mostrando um crescimento significativo na participação feminina.
Participação feminina em destaque
Apesar de o serviço militar ainda ser majoritariamente masculino, a presença das mulheres vem aumentando a cada ano. Em 2025, quase 34 mil jovens se inscreveram, refletindo uma mudança cultural e a maior abertura das Forças Armadas para a diversidade.
Como funciona o alistamento?
O alistamento militar é obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos. Já para as mulheres, a participação é voluntária. Os inscritos passam por uma seleção que inclui:
- Avaliação física
- Teste de aptidão
- Entrevista pessoal
Os selecionados podem servir em quartéis do Exército, Marinha ou Aeronáutica.
Prazo e próximos passos
O prazo para se alistar vai até o dia 30 de junho de cada ano. Após a inscrição, os jovens devem acompanhar o processo de seleção, que define quem será convocado para o serviço militar obrigatório.
Para quem não for selecionado, é necessário comparecer a um quartel para pegar o certificado de dispensa, documento importante para diversos trâmites civis.