
Quem diria, hein? Aquela guloseima que a gente sempre associou aos domingos na casa da avó pernambucana ganhou um toque – pasmem – cearense! E não, não é brincadeira não.
Pois é, minha gente. O biscoito de bolo de rolo, aquela finíssima camada de massa enroladinha com um recheio de goiabada que derrete na boca, tradicionalíssimo de Pernambuco, acabou de ganhar uma roupagem – ou melhor, um sabor – que vai fazer você se perguntar como nunca pensou nisso antes.
E O Que Os Cearenses Inventaram Dessa Vez?
Parece que o pessoal do Ceará resolveu botar a mão na massa – literalmente – e deu seu toque particular na receita centenária. A gente sabe que nordestino é criativo, mas isso aqui foi de cair o queixo! A adaptação inclui ingredientes que são a cara da terra do sol, dando um twist regional que, convenhamos, ficou simplesmente genial.
O Passo a Passo Que Até Quem Não Sega Ovo Consegue Fazer
Olha, vou ser sincera: sempre tive medo de tentar fazer bolo de rolo caseiro. Aquelas camadas ultrafinas me assustavam! Mas a versão biscoito? Bem mais tranquila, juro. A massa é mais amigável para nós, meros mortais da cozinha.
Você vai precisar de:
- Farinha de trigo – mas não qualquer uma, hein? A boa mesmo
- Açúcar – óbvio, mas na medida certa
- Ovos – fresquinhos, de preferência
- Manteiga – porque tudo fica melhor com manteiga
- E claro, a goiabada – aquela que gruda no céu da boca de tão gostosa
O segredo – e me ouça bem – está na hora de enrolar. Tem que ter jeito, paciência e um pouquinho de amor. É quase uma terapia, acreditem.
Por Que Essa União Pernambuco-Ceará Funciona Tão Bem?
Parece até casamento arranjado que deu certo! A tradição pernambucana com a irreverência cearense criando uma sobremesa que é, basicamente, um abraço do Nordeste inteiro num só pedaço.
E o melhor? Pode servir quentinho, saído do forno, com aquele cheiro de infância que a gente nunca esquece. Ou frio, crocante, perfeito para acompanhar o café da tarde. Ou de manhã. Ou de noite. Quem sou eu para julgar?
É uma daquelas receitas que transcendem fronteiras estaduais e viram patrimônio de todos nós. E olha que eu nem sou suspeita para falar – sou apenas uma viciada em doces caseiros confessas.
Então, está esperando o quê? Corre para a cozinha, põe o avental e prepara para impressionar todo mundo com essa maravilha. Depois me agradece!