Coreógrafo de Virginia Fonseca no samba: 'Estou um pouco assustado'
Coreógrafo de Virginia Fonseca no samba assustado

Um dos maiores desafios do próximo Carnaval carioca está nas mãos, e principalmente nos pés, de Carlinhos Salgueiro. O experiente passista e coreógrafo foi escalado para uma missão de alto nível: ensinar a influencer Virginia Fonseca a sambar para seu desfile como rainha de bateria da Grande Rio. Com apenas três meses até a Sapucaí, o mestre não esconde uma ponta de apreensão.

Missão de última hora na Cidade do Samba

A preparação de Virginia Fonseca para o Carnaval 2025 ganhou um capítulo especial no último fim de semana, durante os minidesfiles realizados na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro. Foi lá que Carlinhos Salgueiro, uma lenda viva do Carnaval, falou sobre a experiência de treinar a digital influencer. "Estou um pouco assustado, mas estou feliz", confessou o coreógrafo, em declaração registrada no dia 2 de dezembro de 2025.

Ele comemora o reconhecimento tardio de seu trabalho, mas assume a complexidade da tarefa. "Gente, tivemos só três ensaios. E não é fácil colocar 30 anos em três ensaios", brincou, referindo-se à sua vasta experiência no samba. Salgueiro revelou que já passou as orientações básicas do que pode ou não ser feito durante a apresentação e elogiou a dedicação da aluna.

O desafio do gingado e a esperança no coração

De acordo com o que foi mostrado nos primeiros encontros, Virginia Fonseca ainda precisa aprimorar seu gingado. O coreógrafo foi direto ao ponto: a maior dificuldade, até o momento, está no movimento dos braços. "Eu tentei... (colocar artifícios) para que ela não usasse os braços. Sentimento, emoção", explicou Carlinhos, buscando soluções criativas para contornar a questão técnica.

Apesar do pouco tempo e dos obstáculos, o mestre do samba mantém o otimismo. Sua estratégia vai além da técnica. "Se ela prestar atenção e deixar o coração levar, ela vai fazer uma boa apresentação", acredita. Ele confia que, com mais prática, Virginia conseguirá "disfarçar" as limitações e se sair bem no desfile. "Mas eu acho que ela vai conseguir dar uma disfarçada e sair bem", reforçou, demonstrando confiança no potencial da rainha de bateria da azul-e-branco de Duque de Caxias.

A contagem regressiva para a Sapucaí

O relógio não para. Faltam apenas três meses para os desfiles das escolas de samba no Sambódromo, e a preparação de Virginia Fonseca está a todo vapor. A pressão é grande para uma estreante nos passos de samba-enredo, mas a parceria com um nome consagrado como Carlinhos Salgueiro é o trunfo principal. A expectativa é que, nos próximos ensaios, a influencer consiga absorver a essência do samba e transmitir a energia necessária para comandar a bateria da Grande Rio.

A trajetória de Virginia, do mundo digital para a avenida, promete ser um dos grandes focos de atenção do Carnaval 2025. Cabe ao seu coreógrafo transformar a ansiedade inicial em um samba no pé convincente, provando que, com dedicação e coração, é possível conquistar a Sapucaí.