O mundo do futebol foi surpreendido neste sábado, 20 de dezembro de 2025, com um anúncio histórico vindo de Portugal. O FC Porto oficializou a contratação do zagueiro brasileiro Thiago Silva, de 41 anos, que estava no Fluminense. O defensor retorna ao clube onde já atuou pela equipe B na temporada 2004/05.
Um retorno carregado de história e objetivos
Thiago Silva chega ao Porto na condição de agente livre, sem custos de transferência para o clube português. O contrato tem validade até o final da temporada atual, com uma opção de renovação por mais um ano. A sua estreia oficial com a camisa dos Dragões, no entanto, só poderá ocorrer a partir do dia 1º de janeiro de 2026, quando se abre a janela de inscrições da Liga Portugal.
O retorno à Europa coloca o experiente defensor mais perto do radar da seleção brasileira. Com Carlo Ancelotti no comando da "Canarinho", a preparação para a Copa do Mundo de 2026, que será sediada por Estados Unidos, México e Canadá, é um forte motivador para esta mudança.
Uma carreira repleta de glórias
Em comunicado oficial, o FC Porto fez questão de destacar o currículo impressionante do novo reforço. Thiago Silva soma 31 troféus em sua carreira, incluindo títulos de grande expressão como a Liga dos Campeões da UEFA, conquistada em 2021 justamente no Estádio do Dragão, pelo Chelsea, o Mundial de Clubes e sete Campeonatos Franceses pelo Paris Saint-Germain.
Pela seleção brasileira, o defensor, que já foi capitão, tem 113 partidas disputadas e conquistou a Copa América e a Copa das Confederações. Individualmente, foi nomeado três vezes para o FIFA Team of the Year (2013, 2014, 2015) e foi eleito o Melhor Jogador do Mundial de Clubes de 2021.
Na última temporada pelo Fluminense, Thiago Silva demonstrou plena forma física, atuando em 46 jogos. Um dado notável é que, desde 2006, ele sempre disputou pelo menos 34 partidas por temporada, com um pico de 58 jogos em 2024, quando dividiu o ano entre Chelsea e o clube carioca.
Reforço de peso para a defesa portista
A chegada de Thiago Silva é um presente para o técnico Francesco Farioli, que ganha uma opção extremamente experiente para o eixo defensivo. O elenco portista conta atualmente com Jan Bednarek, Jakub Kiwior e Dominik Prpić para a zaga. Nehuen Perez está afastado devido a uma grave lesão no tendão de Aquiles e deve ficar fora de quase toda a temporada.
A primeira oportunidade de ver o FC Porto em ação após o anúncio será já na segunda-feira, pela 15ª rodada da I Liga de Portugal, na visita ao Alverca. A torcida portista aguarda com ansiedade o dia 1º de janeiro para ver o veterano brasileiro em campo novamente pelo clube.