Flamengo e Palmeiras em guerra fria por desfalques da data FIFA
Flamengo e Palmeiras em guerra por desfalques

Clubes rivais enfrentam mesmo problema, mas seguem separados

Flamengo e Palmeiras compartilham um desafio idêntico nos próximos compromissos do Campeonato Brasileiro, porém estão longe de qualquer tipo de colaboração para resolvê-lo. As duas equipes, que disputam títulos tanto na Libertadores quanto no nacional, terão que lidar com as significativas baixas causadas pela data FIFA.

De acordo com apuração do UOL, os clubes não mantiveram qualquer conversa sobre o assunto e não demonstram interesse em uma solução conjunta. A situação envolve sete atletas convocados de cada time, a maioria dos quais poderia retornar ao Brasil em conjunto.

Planos distintos para o mesmo problema

Do lado do Palmeiras, os uruguaios Piquerez, Emiliano Martínez e Facundo Torres estão com Arrascaeta, Varela e Viña do Flamengo na seleção do Uruguai. Os sul-americanos enfrentam o México no dia 15, em Torreón, e os Estados Unidos no dia 18, em Tampa.

Enquanto o Flamengo já definiu que fretará um voo específico para trazer seus uruguaios para o clássico contra o Fluminense, o Palmeiras ainda avalia a melhor opção para ter seus atletas disponíveis para o confronto com o Vitória.

Na seleção brasileira, a situação se repete. Vitor Roque, Danilo e Alex Sandro do Palmeiras também não retornarão em conjunto com os brasileiros do Flamengo. A presidente Leila Pereira está na França para resolver questões pessoais e aproveitará a viagem para trazer o "Tigrinho" - o Brasil enfrenta a Tunísia em Lille na terça-feira, dia 18.

Solidariedade seletiva e desentendimentos

O Flamengo, por sua vez, também optou pelo fretamento de aeronave para repatriar seus atletas. Curiosamente, as direções de Vasco e Cruzeiro entraram em contato com Leila Pereira pedindo ajuda com o retorno do zagueiro Fabrício Bruno e do lateral direito Pedro Henrique - e eles conseguirão carona.

Um boato que circulava sobre Leila ter se recusado a transportar atletas do Flamengo foi completamente desmentido pelos fatos.

Os desentendimentos entre os clubes só aumentaram recentemente. Nesta semana, o Rubro-Negro emitiu comunicado sugerindo a proibição de gramados sintéticos no futebol brasileiro. Leila, por sua vez, criticou publicamente o STJD pela punição de Allan e pelo adiamento do julgamento do atacante Bruno Henrique.

O ponto que mais acirrou os ânimos foi a disputa pelos direitos de TV na Libra, com ambas as partes trocando farpas publicamente. Para completar, o Palmeiras aumentou a rivalidade ao contratar Andreas Pereira nesta temporada e o jovem Felipe Teresa, dias após ele ser dispensado do Flamengo por mau comportamento.

Enquanto isso, em nota separada, soube-se que Oscar apresentou alterações cardíacas durante teste ergométrico e precisou ser levado de ambulância ao hospital, onde passou por cateterismo diagnóstico e ressonância magnética.