A segunda edição do evento "Férias no Bosque" promete transformar o período de recesso escolar em uma imersão de conhecimento e diversão em plena Floresta Amazônica. A programação, totalmente gratuita, acontece no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus, entre os dias 13 e 25 de janeiro.
Trilhas, jogos e uma conexão única com a natureza
O evento foi elaborado para oferecer uma experiência completa e acessível. Entre as atrações principais está uma trilha sensorial desenvolvida pelo Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) do Inpa. O percurso, que deve ser feito descalço, é feito com madeiras amazônicas e convida os visitantes a uma caminhada atenta, explorando diferentes texturas, formas e aromas.
Essa atividade, aberta ao público em geral e a pessoas com deficiência, tem como objetivo permitir que os participantes, em uma caminhada introspectiva, percebam as características das espécies da região e sintam os benefícios físicos e psicológicos do contato direto com a natureza.
Ciência e consciência de forma lúdica
Para o coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, o "Férias no Bosque" já é uma data fixa no calendário de atividades do local. "Temos um público em janeiro extremamente grande, porque é um mês de férias escolares e de muitos visitantes de fora. Aproveitamos para organizar essas atividades de popularização da ciência", explica Lobato, destacando a importância de difundir o conhecimento científico.
A programação é diversa e inclui desde a exposição "Vem Passarinhar Manaus", da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com aves taxidermizadas, jogos didáticos e pintura de rosto, até atividades que simulam o trabalho de pesquisadores.
Em "O que eu vejo no Bosque da Ciência", também criada pelo Lapsea, os visitantes percorrem as trilhas com prancheta e lápis, anotando e desenhando animais e plantas que observam, "brincando de biólogo por um dia". Já o "Jogo das Ações Humanas e a Mudança Climática" propõe uma reflexão séria, porém divertida, sobre emissões de gases de efeito estufa e como reduzi-las.
Serviço e informações práticas
O Bosque da Ciência está localizado na Rua Bem-te-vi, S/nº, no bairro Petrópolis, em Manaus. O funcionamento durante o evento segue o horário normal: de terça a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com o fechamento da portaria meia hora antes. Às segundas-feiras o espaço permanece fechado para manutenção.
A entrada é gratuita, mas é necessário realizar um agendamento prévio através do site oficial. O Bosque, que é um fragmento florestal de 13 hectares (equivalente a 13 campos de futebol), recebeu mais de 140 mil visitantes apenas em 2025, a maioria estudantes de Manaus, consolidando-se como um importante ponto de educação ambiental e lazer na capital amazonense.