Complexo do Alemão inaugura biblioteca afro-indígena com apoio da FliRui
Biblioteca afro-indígena é inaugurada no Complexo do Alemão

Nova biblioteca promove cultura afro-indígena no Complexo do Alemão

O Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, acaba de ganhar um importante espaço cultural dedicado à valorização das culturas afro-brasileira e indígena. A Biblioteca de Cultura Afro-Indígena do Centro Educacional São Vicente de Paulo será inaugurada oficialmente nesta sexta-feira, dia 28 de novembro de 2025.

A iniciativa conta com o apoio fundamental da Festa Literária da Casa de Rui Barbosa (FliRui), que estreia esta parceria como parte de sua programação de lançamento. O espaço será especializado em literatura infantojuvenil com foco na diversidade cultural brasileira.

Evento de inauguração conta com presença ilustre

A cerimônia de abertura da biblioteca terá a honrosa presença da escritora indígena Márcia Kambeba, importante voz da literatura indígena contemporânea. A autora também participará, às 18h do mesmo dia, da cerimônia inaugural da FliRui, onde estará ao lado de personalidades como a ministra Margareth Menezes, Daniel Munduruku e Eliane Potiguara.

O novo espaço cultural ficará sob a direção de Valquíria Lopes e está localizado na Rua Antônio Austregesilo, número 90, no bairro de Inhaúma, próximo ao campo do seu Zé, na região conhecida como Fazendinha.

Campanha solidária fortalece acervo da biblioteca

Para garantir o sucesso do novo equipamento cultural, a Fundação Casa de Rui Barbosa lançou uma campanha de doação de livros e materiais educativos. Os visitantes da FliRui poderão contribuir através do chamado "ingresso solidário", uma doação voluntária que pode ser feita diretamente no estande da FCRB durante o evento literário.

Como forma de integrar ainda mais a comunidade com a programação cultural, no sábado, dia 2 de dezembro, a fundação disponibilizará um ônibus especial para transportar professores, alunos e familiares ligados à biblioteca até a Festa Literária, permitindo que todos aproveitem a programação do evento.

Esta iniciativa representa um importante marco para a democratização do acesso à cultura no Complexo do Alemão, fortalecendo a representatividade das culturas afro-brasileiras e indígenas através da literatura e da educação.