Bianca Monteiro, a 'Beyoncé do Samba', retorna à Sapucaí como rainha da Portela
A rainha de bateria da Portela, Bianca Monteiro, de 36 anos, está pronta para desfilar na Passarela do Samba neste domingo, 15 de fevereiro de 2026. Apelidada carinhosamente como a 'Beyoncé do Samba', ela faz história na agremiação da zona oeste do Rio de Janeiro, onde seu rosto já é estampa há nove anos consecutivos.
Trajetória de uma coroada madureirense
Cria de Madureira, bairro que é o lar da Portela, Bianca Monteiro tem uma conexão profunda com a escola de samba. Antes mesmo de assumir o posto de rainha, ela já estava presente nas quadras, sendo passista desde os impressionantes 13 anos de idade. Em entrevista à coluna GENTE, ela destacou os atributos essenciais para uma rainha: 'Uma rainha tem que ter samba no pé, energia, felicidade, conexão com a sua comunidade e muito carisma, para poder levar toda essa história, toda essa ancestralidade para a Avenida'.
Quando foi coroada, Bianca desbancou celebridades consagradas como Sheron Menezzes e Luiza Brunet, trazendo de volta o reinado para as raízes madureirenses. No Carnaval do ano passado, ela chamou a atenção do público e da mídia por suas 'supercoxas', um apelido que se tornou viral durante as festividades.
Compromisso social e preparação para o desfile
Além de toda a intensa preparação física e artística para arrasar no samba na Sapucaí, Bianca Monteiro também está à frente de um importante projeto social. Ela lidera a Oficina de Arte Paulo da Portela, que oferece aulas de literatura, samba, canto e maquiagem para a comunidade local, promovendo cultura e inclusão.
Neste ano, a Portela entra na avenida com um enredo que homenageia Custódio Joaquim de Almeida, mais conhecido como Príncipe Custódio, uma figura histórica e espiritual do Benin, na África. O samba-enredo, intitulado 'O Mistério do Príncipe do Bará — A oração do negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande', narra sua trajetória que marcou profundamente a cultura afro gaúcha no século 19.
Com sua energia contagiante e carisma inigualável, Bianca Monteiro promete levar toda a força e tradição da Portela para a Sapucaí, consolidando seu legado como uma das rainhas de bateria mais icônicas do Carnaval carioca.