Homem morre baleado por PM após agressão a policial em Itaim Paulista
Homem baleado por PM após soco em policial em SP

Confronto em Itaim Paulista termina em morte

Um homem de 32 anos foi morto a tiros por um policial militar durante uma ocorrência no bairro de Itaim Paulista, na Zona Leste de São Paulo, na noite de sábado. O episódio aconteceu após o homem desferir um soco na cabeça de um dos PMs durante uma discussão.

Sequência de eventos foi registrada em vídeo

Um morador da região registrou toda a ação, que mostra pelo menos três situações de violência. Nas imagens, é possível ver inicialmente um homem de camiseta preta discutindo com um policial. O agente então desfere um soco no rosto do rapaz, que cai no chão.

Em seguida, aparece um homem de camisa verde gritando com outro PM. Ambos trocam xingamentos e apontam o dedo um para o outro. Segundos depois, o policial vira de costas e é surpreendido por um soco na cabeça.

Diante disso, o primeiro policial — o mesmo que havia dado um soco no morador de preto — efetua um disparo contra o rapaz de verde, que cai imediatamente no chão.

Reação e investigação

Diversas pessoas que acompanhavam a ocorrência começaram a gritar e correr após o tiro. "Nossa, ele deu um tiro. Ele deu um tiro, meu! Ele deu...", grita uma testemunha que registrou o momento.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) emitiu uma nota informando que os PMs estavam em patrulhamento na Zona Leste quando abordaram um homem em uma motocicleta. De acordo com a pasta, durante a abordagem, o homem demonstrou comportamento agressivo e precisou ser contido pelos agentes.

O homem baleado foi levado ao Hospital Santa Marcelina do Itaim Paulista, onde veio a óbito. A arma do policial foi apreendida e o caso foi registrado como resistência e morte decorrente de intervenção policial no DHPP.

A SSP também informou que as imagens das câmeras dos policiais estão sendo analisadas e que a PM apura o caso por meio de Inquérito Policial.