Operação combate golpes de falsos consórcios na capital amazonense
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) realizou nesta terça-feira (18) a Operação Consórcio de Papel, uma ação de combate a crimes financeiros que tem como alvo um grupo criminoso especializado em aplicar golpes através de falsos consórcios.
Mandados cumpridos na capital
Durante a operação, foram cumpridos mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão em endereços localizados em Manaus. A investigação apurou que os criminosos atuavam de forma organizada para enganar vítimas com promessas de crédito facilitado.
De acordo com as investigações da PC-AM, o grupo criminoso atraía consumidores oferecendo condições vantajosas para aquisição de bens como veículos e imóveis através de supostos consórcios. As vítimas eram convencidas a fazer investimentos em grupos que não existiam de fato.
Modus operandi dos golpistas
Os investigados utilizavam uma abordagem agressiva para captar clientes, garantindo crédito fácil e acessível. As falsas promessas incluíam a entrega rápida de veículos e imóveis, o que atraía principalmente pessoas em busca de realizar o sonho da casa própria ou do carro novo.
Diversas vítimas em Manaus foram identificadas durante as investigações, tendo sofrido prejuízos financeiros significativos. A polícia segue apurando o valor total dos golpes aplicados pela organização criminosa.
A operação representa mais uma etapa no combate aos crimes financeiros no estado do Amazonas e demonstra o trabalho contínuo das forças de segurança para proteger a população desse tipo de fraude.