A Polícia Civil do Amapá realizou, nesta quinta-feira (15), uma operação que resultou na apreensão de uma grande quantidade de drogas e na prisão de um casal suspeito de atuar no tráfico. A Operação Delta-9 cumpriu mandados de busca e apreensão nos municípios de Macapá e Santana.
Detalhes da Apreensão e Prisão
Durante as diligências, os policiais encontraram e apreenderam 33 quilos de skank, um tipo de maconha de alta potência. Além da droga, foram confiscados cerca de R$ 15 mil em dinheiro em espécie e uma motocicleta, supostamente utilizada para o transporte da substância ilícita.
O casal, que estava sob investigação há cinco dias a partir de denúncias recebidas pela polícia, foi preso em flagrante. Eles eram responsáveis por fazer a distribuição e entrega das drogas entre as cidades de Macapá e Santana. O material entorpecente era guardado em um terreno localizado no bairro do Coração, na Zona Oeste da capital macapaense.
Ligação com Facção Criminosa e Declarações da Autoridade
De acordo com o delegado Leonardo Alves, titular da Delegacia de Narcóticos, as drogas apreendidas têm vínculo com a organização criminosa conhecida como Família Terror do Amapá (FTA). Embora ainda não haja confirmação oficial sobre a filiação do casal à facção, as investigações apontam para uma ligação, ao menos, de simpatia.
"A droga tem envolvimento com facção. Eu até acho que ele não seja integrante, mas a droga é da facção. Então, algum elo ele tem com isso", afirmou o delegado durante a apresentação dos resultados da operação. Após a prisão, os suspeitos foram conduzidos à delegacia para a formalização dos procedimentos.
Andamento do Caso e Próximos Passos
Os dois detidos devem responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa. O homem também foi autuado por resistência à prisão. Após a apresentação dos objetos apreendidos e dos suspeitos ao juiz, a investigação continua em andamento para identificar outros possíveis envolvidos no esquema de narcotráfico desarticulado.
A operação representa um duro golpe contra o fornecimento de drogas na região metropolitana de Macapá e demonstra a atuação contínua das forças de segurança no combate ao crime organizado no estado.