Operação prende 5 membros de facção carioca no Ceará por homicídio
Operação prende mandantes de assassinato em Maracanaú

Uma ação da Polícia Civil do Ceará resultou na prisão de cinco integrantes de uma organização criminosa de origem carioca que atuava na região metropolitana de Fortaleza. A operação foi realizada nesta terça-feira (11) e desarticulou parte do grupo envolvido em crimes violentos, incluindo um homicídio ocorrido em março deste ano.

Mandantes de assassinato entre os presos

Entre os capturados durante a Operação Coruja estão uma mulher de 26 anos e um homem de 31 anos, identificados como os mandantes do assassinato de um homem ocorrido na Grande Fortaleza. As investigações apontam que o crime foi planejado e executado pelo grupo criminoso no mês de março.

Além dos dois mandantes, os policiais prenderam um homem de 22 anos com extenso histórico criminal. Ele já tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas, roubo e por integrar organização criminosa. Os outros dois mandados de prisão foram cumpridos dentro de unidades prisionais, onde os investigados já se encontravam detidos por outros crimes.

Crimes planejados em redes sociais

De acordo com as investigações da Polícia Civil, os integrantes da facção utilizavam grupos fechados em redes sociais para articular e planejar os crimes. A coordenação das ações criminosas era feita digitalmente, demonstrando a sofisticação dos métodos utilizados pela organização.

A operação foi coordenada pela Delegacia de Maracanaú, através do Núcleo de Homicídios e da 2ª Seccional. Durante as ações, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão contra os investigados, que resultaram na apreensão de evidências importantes para as investigações.

Segunda operação resulta em mais prisão

Ainda na manhã de terça-feira, a Delegacia de Maracanaú realizou uma segunda ação batizada de Operação Ação Social. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, um dos alvos foi flagrado em posse de uma quantidade significativa de entorpecentes.

O indivíduo, que já possuía antecedentes por tráfico de drogas e roubo a pessoa, foi preso em flagrante delito e colocado à disposição da Justiça. A prisão em flagrante demonstra a continuidade das atividades criminosas mesmo durante as investigações.

As operações representam um duro golpe na atuação da organização criminosa de origem carioca na região metropolitana de Fortaleza. A polícia continua investigando a extensão completa das atividades do grupo e a possibilidade de mais integrantes serem identificados e presos.