Operação combate esquema milionário de fraude fiscal em Sergipe
Uma grande operação contra fraude tributária e lavagem de dinheiro foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (27) em Sergipe. A ação, que já está em andamento, cumpre 16 mandados de prisão relacionados a um esquema criminoso sofisticado.
Entidades envolvidas na investigação
A operação é realizada pelo Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, através do GAESF/MPES.
De acordo com as investigações, foi identificada a existência de uma estrutura organizada voltada especificamente para:
- Emissão de notas fiscais inidôneas
- Criação e utilização de empresas de fachada
- Circulação artificial de créditos tributários
- Mecanismos de ocultação patrimonial por intermédio de 'laranjas'
Esquema movimentava valores expressivos
O esquema criminoso movimentava valores expressivos e mantinha uma contabilidade paralela destinada exclusivamente a mascarar a real origem e o fluxo financeiro das operações ilícitas.
O cumprimento dos mandados ocorre principalmente em Aracaju, com atuação conjunta do Gaeco, do Batalhão de Rádio Patrulha (RP) da Polícia Militar de Sergipe, e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
As equipes são responsáveis pela coleta de documentos, dispositivos eletrônicos e demais materiais de interesse investigativo. Todos os materiais apreendidos estão sendo catalogados e encaminhados para análise técnica especializada.
A operação representa um importante golpe contra a criminalidade financeira organizada no estado de Sergipe e demonstra a eficácia da atuação conjunta dos órgãos de combate ao crime.