CPI do Crime Organizado mira líderes do PCC e busca inspiração em modelo de El Salvador
CPI do Crime mira PCC e modelo de El Salvador

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado deu um passo significativo em suas investigações nesta terça-feira, com a aprovação de pedidos que podem levar a depoimentos de líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e uma missão oficial para conhecer de perto o bem-sucedido modelo de segurança de El Salvador.

Medidas ousadas contra o crime organizado

Os parlamentares que integram a CPI demonstraram determinação em enfrentar o crime organizado em suas raízes. Entre as decisões mais impactantes está a solicitação para que comandantes da facção PCC sejam convocados a prestar depoimento, um movimento considerado audacioso no combate às organizações criminosas que atuam no território nacional.

Interesse no caso salvadorenho

Outro ponto que chamou atenção foi o interesse em estudar o modelo implementado por El Salvador. Sob a liderança do presidente Nayib Bukele, o país centro-americano registrou uma redução drástica nos índices de criminalidade, tornando-se referência internacional em políticas de segurança pública.

A proposta inclui uma visita técnica ao país para compreender na prática como as medidas foram implementadas e avaliar a possibilidade de adaptar algumas estratégias ao contexto brasileiro.

Objetivos da comissão parlamentar

  • Investigar a estrutura e financiamento das facções criminosas
  • Compreender as conexões internacionais do crime organizado
  • Propor políticas públicas baseadas em experiências bem-sucedidas
  • Fortaler o combate à lavagem de dinheiro e tráfico de drogas

Próximos passos da investigação

Com esses pedidos aprovados, a CPI se prepara para uma fase ainda mais intensa de trabalhos. A expectativa é que as informações obtidas tanto com os líderes do PCC quanto com a experiência internacional possam subsidiar um plano nacional de combate ao crime organizado mais eficiente e duradouro.

Especialistas em segurança pública acompanham com expectativa esses desenvolvimentos, considerando-os potencialmente transformadores para o cenário de segurança nacional caso sejam implementadas as lições aprendidas com casos de sucesso como o de El Salvador.