Os catarinenses devem se preparar para dias de muito sol e calor intenso durante este fim de semana. De acordo com informações da Defesa Civil estadual e da Central de Meteorologia da NSC TV, as temperaturas vão subir em todas as regiões de Santa Catarina, com picos que podem alcançar impressionantes 38°C no Extremo Oeste.
Sistema de alta pressão traz tempo firme e seco
O motivo para esta sequência de dias ensolarados e quentes é a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o estado. Este sistema inibe a formação de nuvens de chuva, resultando em um tempo predominantemente firme e estável. As altas temperaturas registradas nesta reta final do ano antecipam a sensação do verão, estação que oficialmente tem início no dia 21 de dezembro e se estende até 20 de março.
Previsão detalhada para os próximos dias
Nesta sexta-feira, dia 5, o sol predomina em todo o território catarinense. Há apenas uma pequena chance de chuva fraca no final do dia. As máximas previstas para hoje são:
- Grande Oeste: 30°C
- Extremo Oeste: 35°C
- Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral: entre 25°C e 31°C
- Serra: varia de 20°C a 25°C
O sábado, dia 6, promete ser ainda mais quente e abafado. O tempo continua firme em todo o estado, com predomínio de sol no Grande Oeste e poucas nuvens nas demais áreas, mantido pelo sistema de alta pressão. As temperaturas máximas esperadas são:
- Grande Oeste: 34°C
- Extremo Oeste: 38°C
- Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral: 34°C
- Serra: entre 23°C e 28°C
Mudança no domingo com chance de chuva
No domingo, dia 7, o sol ainda será o protagonista na maior parte do dia. No entanto, os meteorologistas alertam para uma maior chance de chuva no fim do dia. Durante a tarde, a combinação de calor intenso e umidade elevada pode gerar pancadas isoladas de chuva, que podem vir acompanhadas por trovoadas. As temperaturas máximas permanecem altas, similares às do sábado.
Para o verão que se aproxima, a previsão climática indica que a estação mais quente do ano deve registrar volumes de chuva próximos ou abaixo da média histórica, especialmente na faixa que vai do Extremo Oeste ao Litoral Sul do estado. A população deve ficar atenta às orientações da Defesa Civil, se hidratar bem e evitar exposição ao sol nos horários mais críticos, entre 10h e 16h.