Dia do Rio: Mortandade de peixes no Rio Poti alerta para poluição
Mortandade de peixes no Rio Poti no Dia do Rio

Cena chocante no Dia do Rio

Nesta segunda-feira (24), data em que se comemora o Dia Nacional do Rio, pescadores e moradores da Zona Leste de Teresina se depararam com uma cena alarmante: dezenas de peixes mortos flutuando nas águas do Rio Poti.

O empresário Maurício Chaves, que realiza passeios pelo rio, foi quem registrou o flagrante. Ele contou que ficou chocado com a situação e decidiu filmar para alertar a população. "No Dia do Rio, a gente não tem nada para comemorar. Tá na hora da gente dar um basta nisso aqui", declarou ao g1 Piauí.

O que causa a mortandade dos peixes?

Segundo o biólogo e professor Caio Frederico, o fenômeno é resultado da eutrofização - aumento excessivo de compostos orgânicos e inorgânicos na água.

"Esses compostos geralmente vêm de despejo de esgoto não tratado, de dejetos de animais via pecuária, resíduos de fertilizantes", explicou o especialista.

O biólogo alertou que o período de seca agrava significativamente o problema, pois a poluição fica mais concentrada com a redução do volume de água.

Como recuperar o Rio Poti?

Caio Frederico ressaltou que a recuperação das águas é um processo a longo prazo que exige medidas urgentes:

  • Zerar a liberação de esgoto não tratado no rio
  • Conscientização da população
  • Tratamento correto dos dejetos de criação animal
  • Uso adequado de fertilizantes em plantações próximas

O professor destacou que até mesmo os aguapés, que indicam altos níveis de eutrofização, podem auxiliar na filtragem da sujeira. "Fazer a retirada deles, para que novas plantinhas consigam filtrar mais, é uma biorremediação. Mas isso é trabalho de formiguinha", afirmou.

A cena registrada no Dia do Rio serve como um alerta sobre a urgência de ações para preservação dos recursos hídricos da região.