O processo para a construção da nova ponte que ligará Aracaju a Barra dos Coqueiros deu um passo importante nesta segunda-feira, 1º. O governo do estado realizou a primeira sessão pública da concorrência para a licitação da obra, marcando o avanço em um projeto aguardado para melhorar a mobilidade na região metropolitana.
Dois consórcios na disputa pela obra
De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), dois grupos de empresas participaram da abertura do certame. Um deles é o Consórcio Coqueiros Aracaju, formado pelas empresas Construbase, Cidade, Paulitec e Heca. O outro é o Consórcio Segunda Ponte, composto pelas companhias A Gaspar, Arteleste e Via Engenharia.
O secretário da Sedurbi, Luiz Roberto Dantas, detalhou o procedimento. "Recebemos a documentação das empresas em quatro envelopes distintos, seguindo rigorosamente o que determina o edital", explicou. Ele listou que um envelope continha a proposta, o segundo a documentação de habilitação, o terceiro a proposta técnica e o quarto a proposta de preço.
Etapas cumpridas e próximos passos
Nesta fase inicial, todas as empresas foram consideradas aptas após a etapa de credenciamento. "Na sequência, analisamos as garantias de proposta, que também estavam em conformidade", completou o secretário Dantas.
A licitação, que foi lançada em setembro deste ano, utiliza o critério de técnica e preço. O objeto do certame inclui:
- A elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia.
- A execução da obra em si.
Os consórcios serão avaliados com base na experiência prévia na execução de empreendimentos de características semelhantes. O processo agora segue para a análise detalhada da documentação apresentada.
Aguardando o resultado final
Com a abertura dos envelopes concluída, a próxima etapa será a divulgação do resultado da análise de habilitação. O governo definirá uma data para anunciar qual consórcio atendeu a todos os requisitos legais e técnicos para seguir na disputa. A nova ponte é um projeto estratégico para a infraestrutura de Sergipe, prometendo melhorar a conexão entre a capital e o município de Barra dos Coqueiros, aliviando o tráfego e fomentando o desenvolvimento econômico regional.