Energisa desativa 6 termelétricas no Acre e evita 166 mil t de CO₂
Energisa reduz emissões no Acre com descarbonização

O Grupo Energisa reforçou seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade de energia no estado do Acre, alinhando suas ações aos debates globais sobre o clima. A empresa está presente na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre em Belém, no Pará, para apresentar seu ecossistema de soluções voltado para uma transformação energética sustentável e inclusiva.

Estratégia 5D e ações concretas no Acre

A sustentabilidade está no centro da estratégia do Grupo Energisa, guiada pelo conceito de Energia 5D: descarbonização, digitalização, descentralização, democratização e diversificação. No Acre, esses princípios saíram do papel. Por meio do seu programa de descarbonização, a companhia já desligou seis termelétricas movidas a diesel, evitando a emissão de mais de 166 mil toneladas de CO₂ na atmosfera.

Um marco importante foi a conclusão da integração de Cruzeiro do Sul ao Sistema Interligado Nacional (SIN), finalizando o ciclo de conexão de sistemas isolados conduzido pela Energisa na região. Antes dessa interligação, que também beneficiou os municípios de Feijó e Tarauacá, Cruzeiro do Sul era o segundo maior sistema isolado do Brasil, dependendo de uma usina a diesel de 20 MW que consumia cerca de 54 milhões de litros de combustível por ano.

Vila Restauração: um case de sucesso internacional

Se o programa de descarbonização mostra resultados em escala, um projeto específico simboliza o impacto social da energia limpa: a eletrificação da Vila Restauração. Localizada a sete horas de barco de Marechal Thaumaturgo, a comunidade de cerca de 200 famílias vivia décadas de escuridão, com um gerador a diesel que fornecia energia por apenas três horas diárias.

Hoje, a realidade é completamente diferente. Uma verdadeira operação logística transportou equipamentos por caminhões, balsas e barcos até instalar 580 painéis solares e baterias de lítio no local. A comunidade agora tem energia 24 horas por dia, o que revolucionou a vida local:

  • A escola ganhou ventiladores, projetor e internet, ampliando as possibilidades de ensino.
  • O posto de saúde pode armazenar vacinas com segurança.
  • O comércio local se fortaleceu com a abertura de açougue, sorveteria e salão de beleza.
  • A instalação de uma torre de telefonia celular permitiu pagamentos com máquina de cartão e melhor comunicação.

O pioneirismo desse modelo rendeu à Energisa o "The Smarter E Award" em Munique, Alemanha, em junho de 2023, um dos prêmios mais prestigiados do setor de renováveis. O projeto foi o único do hemisfério sul entre os finalistas.

Compromisso com o futuro da Amazônia

Para o diretor-presidente da Energisa Acre, Ricardo Xavier, o compromisso da empresa vai além do fornecimento de energia. "Na Energisa, acreditamos que a energia tem o poder de transformar. Quando investimos em fontes mais limpas, eficiência, inovação e educação ambiental, estamos cuidando das pessoas — das que estão aqui agora e das que virão depois de nós", afirmou.

O Grupo acredita que o futuro energético será construído com uma matriz diversa e complementar. A aposta na multipotencialidade de tecnologias renováveis é vista como o caminho estratégico para ampliar o acesso à energia limpa, apoiar comunidades remotas e construir um futuro mais justo e sustentável para todos, especialmente na Amazônia Legal.