Operação conjunta descobre dutos clandestinos de combustível em Senador Canedo
Dutos clandestinos de combustível são descobertos em GO

Uma ampla operação de fiscalização, realizada nesta segunda-feira (15), investiga irregularidades no transporte de produtos inflamáveis em Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia. A ação conjunta, que reuniu vários órgãos públicos, focou em dependências de grandes distribuidoras de combustível no Distrito Agroindustrial da cidade.

Infraestrutura clandestina e riscos

De acordo com as investigações conduzidas pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), foram encontrados dutos subterrâneos clandestinos interligando os empreendimentos de duas empresas. A instalação desses ramais atravessou uma via pública sem a devida licença ou autorização ambiental, configurando uma grave irregularidade.

As imagens coletadas durante a operação indicam que um condomínio, que tem autorização para receber combustível diretamente da Transpetro (subsidiária da Petrobras) para distribuição por caminhões, estava conectado a uma das empresas por meio de um desses ramais irregulares. A construção desse duto foi realizada por outra empresa do mesmo grupo econômico.

Possíveis crimes e fiscalização contestada

Os órgãos de fiscalização enquadram a prática como um caso de potencial fraude tributária e vantagem econômica ilícita, além de representar um sério risco ambiental e urbano devido à manipulação inadequada de produtos inflamáveis.

Um detalhe curioso é que a construção e o uso desses dutos possuem uma licença ambiental municipal. Entretanto, essa licença é contestada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), que considera a autorização inadequada para a atividade.

O g1 tentou contato com as duas empresas investigadas, mas não obteve retorno até a última atualização da reportagem.

Força-tarefa de órgãos públicos

A operação contou com uma extensa colaboração entre várias instituições, demonstrando a seriedade com que o caso está sendo tratado. Participaram da ação:

  • Ministério Público de Goiás (MPGO)
  • Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (Dema)
  • Agência Nacional do Petróleo (ANP)
  • Polícia Militar do Estado de Goiás
  • Corpo de Bombeiros Militar
  • Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)
  • Agência Municipal do Meio Ambiente de Senador Canedo
  • Defesa Civil Municipal
  • Secretaria Municipal de Planejamento Urbano de Senador Canedo
  • Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade de Senador Canedo

A investigação segue em andamento para apurar todas as responsabilidades e possíveis crimes relacionados à instalação e uso da infraestrutura clandestina para transporte de combustíveis.