Geada, chuva e frio intenso: semana começa com clima extremo no Brasil — saiba como se preparar
Geada e chuva intensa: semana começa com clima extremo

Se você achou que o inverno estava dando uma trégua, é melhor repensar. A semana começa com um verdadeiro choque térmico — e não, não é exagero. Os termômetros vão despencar como se alguém tivesse esquecido a porta do freezer aberta.

Geada e frio: o que esperar?

Nas regiões Sul e Sudeste, principalmente em áreas de serra e interior, a geada vai pintar os campos de branco. E não é aquela geadinha decorativa, não. Falamos de frio pra valer, daqueles que fazem você reconsiderar sair da cama.

Alguns termômetros podem marcar:

  • Até -3°C no Rio Grande do Sul
  • Mínimas próximas de 0°C em São Paulo e Paraná
  • Sensação térmica ainda mais baixa por causa do vento cortante

E as chuvas?

Ah, como diz o ditado: "quando um fecha, outro abre". Enquanto algumas áreas congelam, outras vão enfrentar chuva torrencial. O Norte e Nordeste não vão sofrer com o frio extremo, mas preparem os guarda-chuvas — e talvez um barco, brincadeirinha (ou não).

Especialistas alertam para possíveis:

  1. Alagamentos em zonas urbanas
  2. Quedas de árvores em áreas com solo saturado
  3. Interrupções no transporte público

Dicas para sobreviver à semana

Não estamos aqui só para assustar, prometo. Algumas coisinhas básicas podem fazer diferença:

Para o frio: Camadas, camadas e mais camadas. Esqueça a moda — sobreviver é o novo chique. E atenção redobrada com idosos e crianças, que sentem mais os efeitos do frio intenso.

Para a chuva: Se puder adiar deslocamentos, adie. Se não puder, cheque rotas alternativas antes de sair. E nunca, jamais, em hipótese alguma subestime a força da água na rua.

O clima tá maluco? Sem dúvida. Mas com informação e preparo, dá pra passar por isso sem sustos maiores. Fica de olho nos alertas oficiais e, se possível, fique em casa curtindo um chocolate quente. Você merece.