A população de Santa Catarina deve se preparar para uma mudança brusca no tempo neste domingo, 7 de abril. Após um sábado de sol predominante, a Defesa Civil do estado emitiu um alerta para o risco de pancadas de chuva e temporais isolados durante a tarde e o início da noite de domingo.
Risco concentrado no Oeste, Serra e áreas altas
De acordo com a previsão, a manhã ainda terá a presença do sol. Porém, a combinação de calor, umidade e condições atmosféricas favoráveis deve resultar na formação de tempestades a partir da tarde. O risco de danos é considerado maior para as regiões do Oeste, Serra, áreas mais altas do Norte e parte do Vale do Itajaí.
Nessas localidades, os temporais podem ser acompanhados de rajadas de vento, queda de granizo e alagamentos. Nas demais áreas do estado, a chuva deve ser mais isolada, intercalada com períodos de melhoria, sol e calor.
Ciclone extratropical deve agravar situação na semana
A instabilidade não para no domingo. A Defesa Civil informa que a chegada de um ciclone extratropical na próxima semana deve manter o tempo severo. Na segunda-feira, 8, e na terça-feira, 9, as condições são propícias para novos temporais.
Na segunda à tarde e noite, especialmente no Oeste e nas divisas com o Rio Grande do Sul, há previsão de chuva intensa, rajadas de vento e granizo. O risco é classificado como moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais em todo o estado.
Na terça-feira, as instabilidades devem persistir desde a madrugada, com chuva frequente e intensa, acompanhada por temporais isolados e rajadas de vento. Neste dia, o risco moderado a alto está associado principalmente a alagamentos e enxurradas. Nas áreas litorâneas, as rajadas de vento podem ficar mais intensas, atingindo até 70 km/h.
Orientações da Defesa Civil para a população
Diante da previsão de tempo adverso, a Defesa Civil divulgou uma série de recomendações de segurança para a população:
- Nunca atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
- Não dirija em locais alagados.
- Em situações de alagamento, evite qualquer contato com a água.
- Evite caminhar ou andar de bicicleta na orla se as ondas estiverem atingindo a rodovia.
- Durante ventos fortes, busque um local abrigado, longe de janelas, árvores, placas, postes de energia e objetos que possam ser arremessados.
Os telefones de emergência são o 193, do Corpo de Bombeiros, e o 199, da própria Defesa Civil. A orientação é que os moradores fiquem atentos aos alertas e adotem todas as medidas de precaução para evitar acidentes.