O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acionou os alertas para chuvas fortes em uma extensa área do estado do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira, 15 de abril, foram emitidos avisos de perigo e perigo potencial que abrangem 24 municípios das regiões do Sul Fluminense e da Costa Verde.
Detalhes dos alertas e cidades afetadas
Os alertas, válidos das 10h de segunda-feira até as 10h de quarta-feira, 17 de abril, foram divididos em dois níveis de gravidade. Cinco cidades receberam o alerta amarelo, que indica perigo potencial. São elas: Angra dos Reis, Paracambi, Paraíba do Sul, Paraty e Rio Claro.
Para essas localidades, a previsão é de acumulados de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm ao longo do dia. Os ventos podem atingir velocidades de 40 a 60 km/h. Os riscos associados a este nível são considerados baixos, mas incluem possibilidade de queda de galhos de árvores, alagamentos, cortes de energia elétrica e descargas atmosféricas.
Alerta laranja: maior gravidade para 19 municípios
Um patamar mais sério, o alerta laranja (perigo), foi emitido para outras 19 cidades. A lista inclui importantes centros da região, como:
- Barra do Piraí
- Barra Mansa
- Resende
- Volta Redonda
- Três Rios
- Valença
- Vassouras
Também estão sob alerta laranja as cidades de Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Mendes, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Rio das Flores e Sapucaia.
Nestas áreas, a intensidade das chuvas pode ser significativamente maior, com previsão de 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm em 24 horas. Os ventos são mais intensos, com rajadas estimadas entre 60 e 100 km/h, elevando os riscos de danos.
Orientações de segurança e como receber alertas
Diante da previsão de tempo severo, o Inmet e a Defesa Civil reforçam as recomendações de segurança para a população. Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também é aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Uma medida preventiva importante é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível, para evitar danos por surtos elétricos. Para emergências, os números oficiais são: Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).
Os moradores das áreas de risco podem se cadastrar para receber alertas da Defesa Civil por SMS. Basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 contendo apenas o CEP da residência, com ou sem hífen.
Com a persistência das chuvas e ventos fortes até a quarta-feira, as autoridades recomendam que a população fique atenta aos boletins meteorológicos e evite deslocamentos desnecessários, especialmente em áreas sujeitas a alagamentos ou deslizamentos.