Tempestade com granizo atinge DF e derruba árvores; veja previsão
Tempestade no DF derruba árvores e causa estragos

O primeiro dia de dezembro de 2025 foi marcado por uma intensa tempestade no Distrito Federal. A tarde e a noite desta segunda-feira, 1º de dezembro, foram de fortes pancadas de chuva, queda de granizo e ventos que causaram transtornos em várias regiões da capital federal.

Estragos e ocorrências registradas

O Corpo de Bombeiros Militar do DF registrou pelo menos 10 ocorrências relacionadas à queda de árvores devido à força do temporal. Entre os locais afetados estão Águas Claras, Plano Piloto, Ceilândia, Cruzeiro e Vila Planalto.

Um dos incidentes mais significativos aconteceu no estacionamento interno do Senado Federal, em Brasília, onde uma árvore tombou e atingiu cinco veículos. Felizmente, em nenhuma das ocorrências atendidas pelos bombeiros houve registro de feridos.

A reportagem também recebeu imagens de quedas de árvores na Via Leste Norte, na Feira Central e no Parque do Setor O, em Ceilândia. A Novacap, empresa responsável pela arborização da capital, informou que suas equipes farão as avaliações necessárias e executarão os serviços de poda e retirada dos galhos na região de Ceilândia já nesta terça-feira, 2 de dezembro.

Danos materiais no Paranoá

Os ventos fortes causaram estragos também no Paranoá. O telhado de uma casa foi completamente arrancado pelo temporal e acabou atingindo a rede elétrica local. O incidente reforça a intensidade da tempestade que varreu o DF.

Previsão do tempo para os próximos dias

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que as chuvas continuem durante toda a semana. Até o próximo sábado, dia 6 de dezembro, a temperatura no Distrito Federal deve variar entre 19°C e 30°C.

O céu permanecerá encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas previstas para os próximos dias. A população deve ficar atenta aos alertas meteorológicos e evitar circular em áreas de risco durante os períodos de chuva forte.