Microexplosão causa destelhamentos e ventos de 92,6 km/h em SC
Microexplosão causa estragos na Grande Florianópolis

Uma microexplosão registrada no sábado (22) causou significantes estragos na cidade de São João Batista, localizada na Grande Florianópolis. O fenômeno meteorológico resultou em destelhamentos, quedas de árvores, chuva de granizo e alagamentos em diversas áreas do município.

Fenômeno meteorológico explicado

A microexplosão foi confirmada pela Defesa Civil através de imagens de radar meteorológico. Este fenômeno característico de tempestades severas ocorre quando uma poderosa corrente de ar desce rapidamente da nuvem em direção ao solo. Ao atingir a superfície, o vento se espalha de forma radial, gerando rajadas que podem ultrapassar os 100 km/h, todas originadas de um único ponto.

O município vizinho de Nova Trento registrou rajadas de vento impressionantes, alcançando 92,6 km/h conforme medições da estação meteorológica da UFSC/Epagri. Apesar dos danos materiais significativos, a Defesa Civil de São João Batista informou que não será decretada situação de emergência.

Contexto meteorológico e previsões

As tempestades que atingiram a região se desenvolveram a partir da passagem de uma frente fria pelo litoral catarinense. Este sistema foi alimentado pelo calor, alta umidade e ventos intensos em vários níveis da atmosfera, condições que favoreceram a formação de tempestades supercelulares - mais intensas e organizadas.

Para este domingo (23), a Defesa Civil emitiu alerta indicando que a condição para novos temporais isolados retorna entre o final da manhã e a tarde. As áreas mais críticas devem ser o Oeste e Norte do estado, regiões mais próximas ao Paraná.

Impacto em outras cidades catarinenses

Análises do radar meteorológico do Vale do Itajaí detectaram valores compatíveis com a presença de granizo e chuva intensa em várias localidades. Além de Nova Trento e São José na Grande Florianópolis, Petrolândia, Rio do Sul, Lontras e Apiúna também registraram o fenômeno.

Os dados meteorológicos apontaram estimativas de granizo significativo, com diâmetros aproximados de 3 centímetros em São José e valores próximos de 5 centímetros em Petrolândia, indicando a intensidade do temporal que atingiu diferentes regiões do estado.