Taubaté enfrenta crise hídrica com inundações severas no bairro Santa Tereza
As ruas do bairro Santa Tereza, em Taubaté, continuam parcialmente submersas na manhã desta quarta-feira, 11 de setembro, após um intenso temporal causar o transbordamento de um córrego local. A situação crítica persiste mesmo com uma leve redução no nível da água, conforme apurado pela repórter Laurene Santos, da Rede Vanguarda.
Impacto devastador nas residências e famílias
O alagamento resultou na invasão de água em 120 casas, afetando diretamente 290 moradores. Desse total, 32 pessoas – incluindo 26 adultos e seis crianças – tiveram que abandonar suas residências e foram acolhidas em um abrigo provisório montado em uma escola municipal. A moradora Thais Ribeiro descreveu o drama vivido por sua família: “Está ainda crítico. Ninguém tem como vir embora. Minha família toda está desabrigada. Meu pai é doente, meu cunhado é cadeirante e está há dois dias sem tomar banho”.
Mobilização para arrecadação de doações
A Prefeitura de Taubaté está coordenando uma campanha de arrecadação para auxiliar as famílias que perderam móveis, roupas e eletrodomésticos. As doações podem ser entregues em três pontos específicos:
- Cestas básicas: Banco de Alimentos, localizado na rua Pasqua Scalzoto Pastorelli, nº 70, Jardim das Nações.
- Materiais, móveis e eletrodomésticos: Sede do Fussta, na estrada do Pinhão, nº 243, bairro Santa Fé.
- Contato para assistência: (12) 99185-9193.
Apoio alimentar do Estado de São Paulo
A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) ampliou o fornecimento de refeições através do Programa Bom Prato. Entre terça-feira, 10 de setembro, e sexta-feira, 13 de setembro, serão disponibilizados 200 almoços diários para as famílias abrigadas na Escola Docelina Silva de Campos Coelho. As refeições são preparadas na unidade do Bom Prato e transportadas até o local de acolhimento.
Interdição viária e situação atual
A rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), que dá acesso à região de Campos do Jordão, permanece interditada nos dois sentidos há mais de 30 horas devido ao alagamento no Santa Tereza. As ruas mais próximas ao córrego são as mais impactadas, com significativo acúmulo de água, dificultando a circulação e o retorno dos moradores às suas residências.